Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que 92% dos usuários do VLT Carioca
avaliam o sistema de forma positiva (bom ou muito bom). Sete em cada dez
passageiros recomendariam o VLT como uma forma eficiente de deslocamento. A
avaliação supera a do ano passado, que apontava 88% de satisfação. Feita com
989 pessoas durante a operação das linhas 1 e 2, tanto nas paradas quanto nos
veículos, a análise tem margem de erro de 3 pontos percentuais e índice de
confiança de 95%.
Encerramos o ano de 2017 com uma nova linha, mais paradas em
operação e um usuário mais satisfeito, sem abrir mão de valores como segurança
e eficiência. O resultado só nos motiva a continuar trabalhando e contribuindo
por um Centro do Rio mais sustentável e conectado”, avalia o presidente da
Concessionária do VLT Carioca, Rodrigo Tostes.
A rapidez foi apontada como o aspecto de maior importância (62%)
para quem usa o VLT. E foi também um dos quesitos que mais evoluiu em relação
ao último ano. Considerada boa ou muito boa por 81% dos entrevistados, o índice
era de 56% em 2016. Conforto (93%) e segurança operacional (87%) foram outros
aspectos avaliados acima da média. A confiabilidade, que analisa quesitos como
tempo de espera e quantidade de paradas não programadas, subiu de 46% para 85%.
O Datafolha mostra que quase metade dos usuários (45%) utiliza o VLT
com alta frequência (entre quatro e sete vezes por semana), sendo que mais de
50% andam no sistema pelo menos duas vezes por dia. O deslocamento para o
trabalho (68%) é a principal razão de uso do modal. Para a maior parte dos
entrevistados (72%) a viagem de VLT dura entre 5 e 20 minutos, com tempo médio
de 13 minutos.
“Os dados mostram que o VLT está inserido na rotina da cidade e já
se tornou um transporte relevante para agilizar deslocamentos. E apesar de ter
também sua função turística, com toda a área histórica, museus e aquário,
possui um peso importante no dia a dia de quem trabalha na região central da
cidade”, complementa Tostes.
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