Ainda com trens de 1970, linha 10 pode ser renovada

Com trens
da década de 1970 na linha 10-Turquesa, que atende o ABC Paulista, a CPTM diz
ter planos para modernizar a frota de composições que recebem passageiros de
Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Segundo
a companhia, o processo para tornar mais jovem o ramal que passa pela região
teve início no fim do ano passado, quando oito trens da série 7.500, fabricados
em 2010 com tecnologia moderna e ar-condicionado, que funcionavam em outros
pontos da Grande São Paulo, passaram a circular na linha 10.

No
entanto, a CPTM admite que ainda há composições da série 2.100, espanhóis,
fabricados entre 1974 e 1977, que entraram em operação no Estado em 1998 – ou
seja, há 20 anos. A estatal não informou quantos veículos deste modelo estão
circulando pelo trilho que corta o ABC. O Expresso ABC, por exemplo, que faz
ligação direta entre Santo André, São Caetano e a estação Tamanduateí (na
capital), utiliza trens com modelos antigos.

“A
companhia estuda a necessidade de aquisição de novos trens para concluir a
padronização da frota de todas as linhas”, diz nota da CPTM.

Porém,
a reportagem questionou qual a previsão para abertura de licitação para a
compra dos novos veículos, mas a estatal não deu prazo para início e término do
processo para ter os carros vindos direto da fábrica.

No
início deste mês, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos,
Clodoaldo Pelissioni, disse ao portal “Diário do Transporte” que o edital deve
ser lançado em “um futuro próximo” e que a linha 10-Turquesa necessita de
aproximadamente 20 novos trens.

 

MP
investiga problemas nos trilhos do ABC

 

O
Ministério Público de São Paulo possui um inquérito civil aberto para
investigar suposta falta de manutenção e riscos de acidentes na linha
10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A
promotoria iniciou a apuração após representação formulada pelo deputado
estadual José Américo (PT), que acusava a estatal de não tomar providências
para resolver diversos problemas nas suas linhas de trens, provocando, assim,
“desconforto aos usuários do sistema público de transporte”.

Segundo
a promotoria, entre as estações Capuava e Mauá, ambas na mesma cidade, o trem
reduz a velocidade de 90 km/h para 20km/h porque o trilho é antigo e deve ser
substituído.

Na
ocasião, a CPTM informou que a manutenção permanente da linha que passa pelo
ABC está sendo realizada com equipe própria porque o contrato com empresa
terceirizada para o serviço foi encerrado por decisão da empresa contratada,
mas que os operários da companhia são capacitados para garantir a segurança
operacional. Não há prazo estipulado para contratação do trabalho.

Segundo
o Ministério Público, atualmente inquérito foi encaminhado da promotoria de
Patrimônio Público para a de Habitação e Urbanismo. “Por enquanto está em
análise com o promotor”, diz nota do órgão.

 

– Fonte: https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/04/17/ainda-com-trens-de-1970-linha-10-pode-ser-renovada.html


Fonte: Metro News

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