A ditadura militar ainda não tinha
acabado e o Mané Garrincha estava vivo quando eles começaram a rodar.
Apelidados de “vovôs dos trilhos”, por terem mais de 40 anos de uso, 12 trens
antigos ainda circulam pelos ramais da SuperVia. Foi um desses que encostou
ontem, às 6h10, na plataforma de Belford Roxo, trazendo desânimo aos
passageiros. Produzidos numa época em que ar-condicionado era um luxo
impensável para os vagões, os quentões são alvo de queixas dos usuários.
— São quentes, feios e
desconfortáveis. Já estão prometendo há anos renovar a frota — desabafa o
estudante Anderson Gomes, de 34 anos.
Remanescentes de um programa de
melhorias que está em curso desde 2010, os trens antigos ainda vão incomodar
passageiros por algum tempo. De acordo com a concessionária, os quentões serão
aposentados até 2020. A climatização total da frota depende da entrega das
últimas composições encomendadas pelo governo à empresa brasileira Alstom,
segundo a Supervia, que ressalta: “Atualmente, 99% das viagens da SuperVia em dias
úteis (e 100% nos fins de semana) já são realizadas em trens com
ar-condicionado”.
Pior sem eles
Os moradores de Guapimirim não podem
contar nem mesmo com os quentões. A operação ferroviária no trecho, que vai até
Saracuruna, foi interrompida no último dia 16, por conta de uma “ocorrência
mecânica com a locomotiva que operava no local”. Devido à complexidade da
manutenção, o serviço foi terceirizado. Para não deixar os passageiros a pé, a
empresa passou a disponibilizar viagens de ônibus no percurso.
De acordo com a SuperVia, a previsão é
que a operação seja retomada na primeira semana de maio. “Os passageiros estão
sendo informados sobre a situação por meio dos canais de comunicação da
concessionária”, diz.
Em nota, a concessionária informou que
está fazendo renovações e investimentos no sistema ferroviário. Leia na
íntegra:
“A SuperVia esclarece que está
realizando um investimento de R$ 3,3 bilhões no sistema ferroviário em parceria
com o Governo do Estado, cujo plano de melhorias acontecerá até 2020. Esse
plano contempla, por exemplo, a renovação da frota que estará concluída ainda
em 2018. Ou seja, 120 novos trens já entraram em circulação, outros seis trens
estão sendo incluídos na frota este ano, permitindo que os 12 trens antigos
ainda em operação sejam aposentados.
A SuperVia reforça que atualmente 99%
das viagens em dias úteis (e 100% nos fins de semana) já são realizadas em
trens com ar-condicionado. A climatização total da frota depende da entrega das
seis últimas composições encomendadas pelo Governo do Estado à empresa
brasileira Alstom”.
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