A General
Electric Co. concordou em fundir os negócios ferroviários com a Wabtec Corp em
um acordo avaliado em cerca de US$ 11 bilhões. O negócio abre espaço para que a
empresa americana levante caixa para financiar o programa de recuperação e
lançar operações mais antigas. A transação é o primeiro grande movimento na
nova tentativa do presidente dificuldades.
A Wabtec,
também conhecida como Westinghouse Air Brake Technologies Corp, fabrica
equipamentos para sistemas de transporte público e ferrovias de carga. A
companhia tem um valor de mercado de cerca de US$ 9 bilhões, com base no preço
de fechamento da última sexta-feira.
A GE vai
receber US$ 2,9 bilhões em dinheiro no fechamento do acordo. Os acionistas da
GE terão 40,2% da nova companhia combinada, com a GE detendo cerca de 9,9% da
empresa após o acordo. Por sua vez, os acionistas da Wabtec vão reter 49,9%. O
atual presidente e diretor-presidente da Wabtec vai manter o cargo após o
acordo, que deverá ser concluído no início de 2019.
A GE tem
analisado as opções para a divisão de transporte desde pelo menos o ano
passado. O segmento produz principalmente locomotivas de carga, juntamente com
equipamentos de mineração e motores marítimos. As locomotivas a diesel da GE
são montadas principalmente em Fort Worth, no Texas, e no oeste da Pensilvânia,
nos Estados Unidos.
O negócio de
locomotivas é cíclico e foi atingido pela queda na demanda. Em 2017, a receita
da unidade caiu 11% e o lucro recuou 23% em relação ao ano anterior. A divisão
respondeu por US$ 4,2 bilhões da receita total da GE em 2017, de US$ 122,1
bilhões.
A unidade de
transporte é uma das menores das sete principais linhas de negócios da GE. A
divisão contava com cerca de oito mil funcionários no início do ano, menos 2
mil em relação ao ano anterior e comparada com 313 mil no total da GE.
Seja o primeiro a comentar