Metrô seleciona três propostas na concessão de terminais de ônibus integrados às linhas 1-Azul e 3-Vermelha

Três
empresas foram classificadas no projeto de concessão de 15 terminais de ônibus
na cidade de São Paulo sob responsabilidade do Metrô.  A decisão de qual empresa vai assumir de fato
os terminais deve sair no dia 14 de maio, quando haverá a análise da
documentação destas empresas.

A concessão
abrange terminais integrados às linhas 1-Azul e 3-Vermelha e será por 40 anos

A empresa ou
consórcio vencedor terá o direito de explorar publicidade e construir edifícios
para outros negócios.

Em troca, a
concessionária terá de cuidar da manutenção, limpeza e fazer melhorias nestes
terminais. Ao final do prazo de concessão, todos os prédios e bens implantados
nos terminais se tornam patrimônios do Estado.

A primeira
classifica em relação às propostas comerciais de outorga mensal ao Governo do
Estado foi a Fran Capital VI Fundo de Investimento Imobiliário, com R$ 182,34
milhões. A segunda proposta classifica foi da Vitacom Participações S.A., que
ofereceu R$ 142,34 milhões mensais ao Metrô. A terceira foi o Consórcio PPX
Integritate, com oferta de R$ 133, 62 milhões.

Com uma área
total de 115 mil metros quadrados, juntos, os 15 terminais em concessão e
pontos de ônibus adjacentes recebem uma média de 900 mil passageiros por dia
útil que utilizam 259 linhas de ônibus.

Em 2017, o
Metrô de SP recebeu 13% de suas receitas de fontes não ligadas diretamente à
venda de bilhetes. Isso significa um total de R$ 248,3 milhões, o que
representou crescimento de 30% em relação a 2016.

O governo do
Estado havia lançado inicialmente o edital de concessão no dia 17 de agosto de
2017. Mas questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) atrasaram a
licitação.

No dia 30 de
novembro de 2017, a conselheira do TCE, Cristiana de Castro Moraes, questionou
os estudos econômico-financeiros, que fixaram os valores do contrato e a forma
como o dinheiro será repassado aos cofres do Metrô, na modalidade da licitação.

Depois de
ser retomada, a licitação estava prevista para ser realizada em 10 de março,
como mostrou o Diário do Transporte. Relembre:

 

 https://diariodotransporte.com.br/2018/02/26/governo-de-sp-licitara-dia-10-de-marco-15-terminais-de-onibus-integrados-com-metro/


 

15 TERMINAIS
DE ÔNIBUS OBJETO DE CONCESSÃO:

 

Linha 1 –
Azul

 Ana Rosa

Santana

Parada
Inglesa

Armênia
(sul)

 

Linha 3 –
Vermelha

Vila Matilde

Carrão
(norte)

Carrão (sul)

Tatuapé
(norte)

Tatuapé
(sul)

Patriarca

Artur Alvim

Penha
(norte)

Barra Funda
(sul)

Barra Funda
(turístico)

Brás

 

– Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2018/05/03/metro-seleciona-tres-propostas-na-concessao-de-terminais-de-onibus-integrados-as-linhas-1-azul-e-3-vermelha/


 

Leia Mais: Distância
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Fonte:

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