A VLI
fará um investimento de mais de R$ 200 milhões em tecnologias para aprimorar a
via permanente nos próximos quatro anos. As ações vão alcançar trechos em
diversas regiões do país e iniciam uma nova fase nos serviços de manutenção das
linhas.
A VLI
está aprimorando a Gestão Total do Atrito (GTA) e será, a partir de 2019, a
empresa brasileira de logística com maior número de sistemas fixos eletrônicos
de GTA nas duas ferrovias sob sua gestão (FCA e FNS). Na região Centro-Norte,
entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO), a VLI é pioneira na adoção desse
recurso. Formado por dois tipos de equipamentos, a GTA reúne lubrificadores de
trilhos e os aplicadores TOR. O primeiro libera graxa nos frisos das rodas dos
vagões e permite a distribuição da substância por até quatro quilômetros. Já os
TOR’s garantem a dispersão de um componente para modificar o atrito entre rodas
e trilhos oferecendo mais aderência. O alcance também é de quatro mil
metros. Em ambos os casos, os equipamentos
são acionados por sensores magnéticos mediante a passagem dos vagões.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Já
são 88 aparelhos em operação e até o fim do ano que vem serão mais de 200
equipamentos e, em 2022, mais de 300 estarão distribuídos nos três corredores
logísticos de maior densidade de tráfego.
Tecnologia
de ponta
Em
outra vertente, o processo de troca de dormentes da ferrovia ganhou um aliado.
O recém-chegado Tie Gang é um conjunto de sete máquinas que automatiza o
serviço, desde a retirada do dormente à fixação da peça nova. A atividade ganha
em agilidade (mais de 1.000 dormentes por dia) e reduz riscos de acidentes de
trabalho. “É um Tie Gang exclusivo, ele foi pensado para nossa demanda e reúne
cinco equipamentos nacionais”, frisa o gerente geral de Engenharia Ferroviária,
João Silva Júnior.
Esses
reforços na manutenção da ferrovia vão ampliar a vida útil de trilhos, rodas,
dormentes e fixações, além de reduzir os riscos de acidentes, ruídos dos trens
nas curvas e ainda diminuir o consumo de combustível das locomotivas. “A VLI
está aportando tecnologia de ponta nas suas ferrovias. Caminhamos para uma
operação cada vezes mais segura e eficiente”, completa.
Sobre
a VLI
A VLI
tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da
integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as
ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais
intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao
transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos
da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista
Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas
regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
– Fonte: http://omaranhense.com/investimento-de-r-200-mi-aprimora-manutencao-da-fns-e-da-fca/
Seja o primeiro a comentar