Portas nas plataformas começam a ser instaladas em linhas mais antigas do Metrô de SP

Realidade em apenas algumas das novas
estações, as portas nas plataformas, que impedem o acesso dos passageiros aos
trilhos e abrem só no espaço destinado para embarque e desembarque, vão se
espalhar pelas linhas mais antigas do Metrô.

O projeto da companhia prevê a
instalação de 88 fachadas em 36 das estações mais movimentadas das linhas
1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Os pontos de parada com apenas uma plataforma
(esquerda e direita), caso da Conceição, terão dois conjuntos, um de cada lado.
As estações com integração, como Paraí- so e República, terão quatro. A Sé
ganhará 8 fachadas. Na quarta passada, o Metrô detalhou o projeto em audiência
pública.

A expectativa é de que a licitação
avance pelo segundo semestre e o contrato seja assinado no começo do ano que
vem. O vencedor terá 56 meses – quatro anos e meio – para instalar as portas e
implantar simulador de testes e centro de monitoramento. O valor do
investimento não foi informado pelo Metrô. No início do ano, o governo do estado
publicou projeto de lei em que pede autorização da Assembleia Legislativa para
usar US$ 111 milhões (R$ 408 milhões na cotação de segunda-feira) que sobraram
de um financiamento da linha 5-Lilás para usar na colocação das portas nas
plataformas – que teria gasto total de R$ 454,8 milhões, ainda de acordo com o
texto.

 

Ganho de eficiência

 

“A porta de plataforma aumenta a
eficiência do Metrô, pois torna quase impossível que o passageiro provoque
qualquer interferência nos trilhos”. Por interferência, Machado cita desde um
lixo jogado até um acidente com vítimas que caem, são empurradas ou tentam o
suicídio. “Qualquer incidente assim pode provocar um efeito cascata e atrasar
todas as viagens e levar ao caos. Quando se reduz a chance de incidentes, as
viagens ocorrem dentro do planejado e o sistema funciona melhor.” Como os
pontos de parada mais antigos não foram desde o início projetados para terem as
portas nas plataformas, Machado acredita que as obras podem demandar mais
ajustes. “Além disso, como as estações estão em funcionamento, o horário de
trabalho ficará restrito à madrugada.”

 

– Fonte: https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/06/12/portas-nas-plataformas-comecam-ser-instaladas-em-linhas-mais-antigas-metro-de-sp.html


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