A Rumo registra em 2018 o fruto de seus constantes
investimentos em segurança e melhorias de infraestrutura nas ferrovias da
chamada Operação Norte, composta por 2.107 quilômetros de trilhos da Malha
Paulista, no estado de São Paulo, e 736 quilômetros da Malha Norte, em Mato
Grosso.
De abril de 2015, quando se concluiu a fusão entre a
antiga América Latina Logística (ALL) e Rumo, até junho deste ano, o número de
acidentes ligados diretamente à operação ferroviária foram reduzidos em 50%. Na
soma total considerando-se também os casos provocados por terceiros, a queda no
período chega a 36%. Outro indicador importante é a redução da gravidade dos
acidentes, que nos últimos três anos recuou em 15%. Os percentuais refletem
diretamente no aumento da eficiência operacional da Companhia.
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As malhas Norte e Paulista formam o principal corredor de
exportação do País que garante o escoamento de commodities agrícolas
entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP). Em 2017, a Companhia aumentou
em 28% o volume total de carga transportado pelos trilhos da Operação Norte,
chegando aos 34 milhões de toneladas por quilômetro útil (TKU).
O significativo aumento do volume transportado não impediu
que os acidentes ferroviários diminuíssem ano a ano. Essa redução está diretamente
ligada aos intensos investimentos da Companhia em material rodante e na via
permanente. Desde 2015, a empresa já fez aportes que somam R$ 6,7 bilhões. Os
principais recursos foram destinados para a renovação da frota (aquisição de
2.649 vagões e 178 locomotivas), criação e aperfeiçoamento de pátios de
cruzamento e melhorias em tecnologia e segurança. Além disso, já foram
revitalizados 900 quilômetros de vias férreas.
Acidentes causados por terceiros
Apesar dos esforços da Rumo em reduzir ao máximo as
ocorrências, os acidentes causados por terceiros subiram 4% entre 2015 e 2018.
Em geral, esses casos envolvem atropelamentos, abalroamentos provocados por
veículos e vandalismos contra a linha férrea, locomotivas e vagões. Também há
casos de moradores que se expõem a situações de riscos ou motoristas que tentam
cruzar a linha férrea sem tomar os devidos cuidados, causando abalroamentos.
Para reduzir esse índice, a concessionária realiza
frequentemente campanhas de segurança, envolvendo escolas e comunidades
próximas à linha férrea. Um dos objetivos é evitar que as pessoas entrem em
áreas operacionais, onde a circulação de pessoas não autorizadas é proibida.
Quanto aos abalroamentos, recomenda-se que a travessia da
ferrovia seja feita somente nas passagens oficiais, com atenção redobrada à
sinalização visual e à sonora. Mesmo nas passagens em nível, é necessário
manter distância segura dos trens, parados ou em movimento.
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