Dentre diversas associações
preservacionistas no Estado de São Paulo em destaque, como as regionais da ABPF
(Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Movimento de Preservação
Ferroviária Sorocabana e Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio
Cultural (que preserva a Estrada de Ferro Perus-Pirapora), executam o trabalho
de resgate, preservação, conservação, restauração e também, a operação de trens
históricos com fins turísticos em diversos trechos, como:
Campinas – Jaguariúna (ABPF Campinas)
Trem dos Operários (Preservação
Ferroviária Sorocabana)
Serra da Mantiqueira (ABPF Sul de Minas)
Estrada de Ferro Perus-Pirapora (IFPPC)
Trem dos Imigrantes (ABPF São Paulo)
O trabalho das associações tem sido de
extrema importância para a história da memória ferroviária brasileira e
inclusive, do Estado de São Paulo.
Representando uma malha ferroviária que
alcançou no passado possuía uma abrangência nacional (excetuando regiões da
Amazônia, embora a Madeira-Mamoré tenha sido iniciada) e foi reduzida a uma
malha predominantemente localizada no litoral e poucas linhas que adentram
alguns estados da federação, limitando-se ao serviço de dois trens de
passageiros intercidades oficiais no estado e alguns serviços de trens
turísticos. Diante desse cenário, a atuação das Associações de preservação
ferroviária tornam-se importante por demonstrar que o trem, com veículos que
representaram a história ferroviária e tratam com saudosismo algo que em tese,
deveria ser o presente e o futuro dos transportes no país, todo o potencial do
modal e a capacidade de atração de eixos de desenvolvimento de seu entorno. Com
elas, mais focadas no turismo, que faz girar em seu entorno, diversos comércios
locais e que ajudam a propagar a cultura e costumes de onde atravessam.
Nessa última emana, os trâmites de uma
importante locomotiva diesel-elétrica, que foi adquirida na década de 90 pela
Cutrale-Quintella, foi mantida pela Fepasa, Ferroban, ALL e finalmente a Rumo,
quando foi desativada e devolvida aos seus proprietários, que estavam
interessados na venda da locomotiva.
Nesse final de semana, o transporte dela
se iniciou a partir do interior de São Paulo, em Rio Claro, para um dos pátios
da Rumo Logística (operadora da malha ferroviária da região), em Araraquara
pelos trilhos, onde será segundo a ABPF Sul de Minas, “recuperada e colocada em
ordem de marcha.”, onde “projetos estão sendo elaborados em parceria para
posterior utilização da mesma.”
– Fonte: http://viatrolebus.com.br/2018/07/abpf-de-sul-de-minas-resgata-locomotiva-nessa-semana/
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