Passageiros
que utilizam linhas ferroviárias da CPTM (Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos) enfrentaram no ano passado ao menos uma interrupção total na
circulação de trens do sistema por mês, em determinado trecho, no Estado. Ao
todo, as seis linhas da companhia registraram 23 ocorrências notáveis no
período, segundo dados obtidos pelo Diário via Lei de Acesso à Informação.
O índice
representa redução de 23,33% no número de ocorrências em relação ao registrado
em 2016, quando ocorreram 30 casos. De janeiro a abril deste ano já foram seis
ocorrências.
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O
levantamento leva em consideração somente ocorrências notáveis, ou seja,
aquelas ligadas à interrupção total na circulação de trens, em determinado
trecho, seja por problema técnico ou pela presença de usuários na via. Há
também aquelas provocadas por agentes externos, tais como alagamentos e
interrupção de fornecimento de energia elétrica.
Na Linha
10–Turquesa, responsável por fazer o trajeto entre Rio Grande da Serra e o
Brás, na Capital, foram seis ocorrências no ano passado, todas provocadas por
agentes externos: alagamentos na via decorrentes de chuvas. Não é possível
fazer uma comparação com os números de 2016 porque a empresa não forneceu dados
daquele ano.
Embora o
número de ocorrências em 2017 seja visto pela companhia como baixo, usuários do
sistema afirmam enfrentar com frequência problemas em composições da CPTM e,
inclusive, chegam a questionar os dados informados pela empresa.
“Utilizo
diariamente o serviço e posso falar com propriedade que em horário de pico
muitas vezes a velocidade é reduzida de forma drástica, o que para mim já
poderia ser considerada uma ocorrência por afetar o serviço”, avalia o analista
de Recursos Humanos Iago Batista, 29 anos.
Outro ponto
destacado são falhas em decorrência de chuva, problema que castiga passageiros
que utilizam trens na região, em especial no trecho entre as estações São
Caetano e Utinga. “É só chover que eles interrompem a circulação de trens nessa
região”, relata a ambulante Francisca Ramos, 47.
Segundo a
CPTM, a exemplo das modernas empresas de transporte sobre trilhos, a companhia
mantém um parque de veículos de manutenção com alta capacidade tecnológica. Nos
últimos anos, foram adquiridos 14 veículos auxiliares ferroviários de alta
precisão. “Fabricados com tecnologia de ponta, os equipamentos são usados
durante os serviços de inspeção e manutenção dos sistemas de via e rede aérea
de energia, o que implica na redução no número de ocorrências no sistema,
principalmente as internas, devido ao contínuo trabalho de aplicação desses
equipamentos”.
Companhia
prevê investimento de R$ 1 milhão na rede de energia
De acordo
com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), somente neste ano
devem ser investidos cerca de R$ 1,028 milhão na rede de energia da Linha 10 –
Turquesa, responsável por atender nove estações de trens na região.
O
investimento previsto, conforme a companhia, é para a reforma das subestações
de energia.
Além disso,
a CPTM está inserindo trens de outras séries na Linha 10, a fim de dar maior
confiabilidade e conforto aos usuários. Atualmente, oito composições da série
7500, fabricadas em 2011, estão em operação regular na linha.
A CPTM
também está realizando obras de adequação de acessibilidade para pessoas com
mobilidade reduzida ou com deficiência em duas estações da Linha 10-Turquesa:
Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O prazo de conclusão das intervenções é
até o fim deste ano. O investimento total nas duas estações é de cerca de R$
1,7 milhão. As demais estações da Linha 10 receberão obras de acessibilidade
até 2020.
– Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2907860/cptm-reduz-em-23-indice-de-falhas-em-trens-do-sistema
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