A malha
ferroviária, conhecida como linha Santos-Jundiaí, antiga Estrada de Ferro
Sorocabana, e que liga a Baixada Santista ao Vale do Ribeira (Santos-Cajati),
pode ser reativada e servir ao transporte de passageiros e/ou como alternativa
turística. A utilização da linha férrea foi o tema da reunião promovida pelo
Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul
(Codivar), realizada na manhã desta sexta-feira (3), no Paço Municipal de Itanhaém.
O encontro
reuniu o chefe do Executivo de Itanhaém e presidente do Codivar, Marco Aurélio
Gomes, o deputado federal, João Paulo Tavares Papa, o superintendente do
Codivar, Wilber Rossini e os prefeitos de Itariri, Dinamérico Gonçalves, de
Praia Grande, Alberto Mourão, e ainda secretários municipais, vereadores e
diretores da empresa Rumo Logística, que era responsável pela concessão da
estrada de ferro.
O
representante da Rumo Logística, Emanoel Tavares, explicou que há um estudo de
inviabilidade técnica para transporte de cargas na linha férrea. A proposta da
empresa é devolver esse trecho ao Governo Federal e criar um fundo
compensatório, de cerca de R$ 200 milhões para os Municípios. A Rumo apresentou
proposta junto à Agencia Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para encerrar
a concessão da ferrovia.
Por isso, as
autoridades discutem propostas de utilização da linha férrea e que possam
estimular o desenvolvimento da região. A preocupação central é definir que uso
será dado à faixa, que possui mais de 200 km. Entre as opções está o transporte
de passageiros, como um complemento do VLT e/ou a implantação de um trem
turístico entre a Baixada e o Vale do Ribeira.
Segundo a
Prefeitura de Itanhaém, o prefeito e presidente do Codivar, Marco Aurélio Gomes,
acredita que a volta do trem Maria Fumaça daria um grande impulso para o
desenvolvimento econômico e turístico ou um sistema que pudesse ser integrado
ao VLT.
O deputado
federal, João Paulo Tavares Papa, acredita que o que inibe o desenvolvimento
regional é a falta de mobilidade urbana, pois apesar da malha rodoviária
paulista ser a mais avançada do país, faltam investimentos em outras formas de
transporte, como o ferroviário. Por isso, a ideia do VLT até Peruíbe e um
roteiro turístico para o Vale do Ribeira.
Ainda de
acordo com a Prefeitura de Itanhaém, novas reuniões serão agendadas pelo
Codivar com representantes do Vale do Ribeira e Baixada Santista. Na próxima
semana, com os técnicos das cidades. Depois, entre os dias 13 e 17 de agosto,
todos os prefeitos se reunirão. Em seguida, um encontro está previsto entre os
dias 20 e 24 deste mês com os prefeitos e a equipe técnica de engenharia da
Rumo Logística.
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