Livro relata a experiência ferroviária do Brasil de 1854 a 1913

As ferrovias
foram o principal fator da virada da estagnação do país para o crescimento no
final do século XIX. Essa é uma das principais constatações do pesquisador e
membro da universidade da Califórnia em Los Angeles William Summerhill, autor
do livro “As ferrovias no crescimento da economia brasileira de 1854 – 1913”,
que será lançado amanhã (dia 7), no Insper, em São Paulo.

Na obra, o
autor realiza um extenso trabalho de pesquisa, observando os aspectos
regulatórios e históricos das ferrovias no Brasil, sobretudo na virada do
século XX. De acordo com Summerhill, o entendimento desse contexto é
fundamental para a compreensão dos dias de hoje, pois muito do que foi feito na
época continua impactando a economia e o desenvolvimento nacional. Entre os
assuntos abordados no livro estão as políticas governamentais que reduziram a percepção
de risco para os investidores e viabilizaram capital para a construção das
ferrovias brasileiras no início da década de 1850, e as locomotivas a vapor,
que diminuíram o custo do transporte de mercadorias até os consumidores,
integrando mercados locais e regionais.

O livro foi
publicado originalmente nos EUA sob o título Order Against Progress:
Government, Foreign Investment, and Railroads in Brazil, 1854-1913. A tradução
foi uma iniciativa de caráter exclusivamente pessoal de Guilherme Quintella,
membro do board da União Internacional de Ferrovias (UIC) e presidente da EDLP
(Estação da Luz Participações). No evento de lançamento do livro estarão
presentes especialistas do setor ferroviário, que falarão sobre a realidade
atual do cenário brasileiro e abrirão espaço para a apresentação de Summerhill.
Na sequência, um debate discutirá o tema regulação e a importância da história
econômica na tomada de decisão nos dias de hoje.

William
Summerhill é professor de história, “Dr. E. Bradford Burns” Chair de
estudos Latino Americanos na universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e
pesquisador de história econômica brasileira. Entre suas áreas de interesse
estão o setor ferroviário e de infraestrutura, dívida pública, desenvolvimento
financeiro e instituições econômicas. Entre os trabalhos realizados por
William, estão outras obras publicadas nos Estados Unidos: The Development of
Infrastructure, um dos capítulos da coleção Cambridge Economic History of Latin
America (Cambridge University Press, 2006); e Inglorious Revolution: Political
Institutions, Sovereign Debt, and Financial Underdevelopment in Imperial Brazil
(Yale University Press, 2015).

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