Depois de um
ano e quatro meses de negociações intensas, finalmente, a Prefeitura de Santo
André e a CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) sinalizaram,
nesta semana, acordo prévio para reativação da antiga Estação Pirelli. O
convênio, que ainda depende de assinatura, prevê parceria para que o município
execute os projetos básico e executivo da nova parada, com análise, informações
e acompanhamento da companhia estadual em todo o processo.
Embora não
haja prazos para que o convênio seja firmado, trata-se da primeira ação
concreta desde o ano passado para que a parada ferroviária, desativada desde
2006, volte a funcionar com suporte financeiro do Estado e do município.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Se o
cronograma inicial for cumprido, a previsão da gestão chefiada pelo prefeito
Paulo Serra (PSDB) é a de que ainda neste ano a Prefeitura de Santo André
oficialize o lançamento de uma PPP (Parceria Público-Privada) para tirar o
projeto do papel.
Segundo a
Prefeitura de Santo André, no momento o município aguarda somente a aprovação
da minuta do convênio com a CPTM, retomada no mês passado, para dar seguimento
nos trâmites e posterior assinatura do acordo.
Paralelo a
esse processo, a administração já realiza reuniões com empresas que ficam no
entorno da possível localização da estação, na Vila Homero Thon. Esses
executivos estariam, inclusive, sendo preparados para participar da PPP.
O projeto,
segundo o Paço andreense, segue um modelo tripartite, uma vez que contaria com
recursos oriundos da Prefeitura de Santo André, do Estado de São Paulo e da
iniciativa privada.
“Depois de
assinado o convênio, a Prefeitura vai publicar a PPP e receberá as
manifestações dos interessados em participar. A CPTM irá fornecer o projeto
existente, que será analisado pelos interessados e pelo município, resultando
no projeto final, que será implantado em fases, com aprovação da companhia”.
A projeção
inicial é a de que a parada receba demanda diária de até 40 mil passageiros.
Atualmente, a Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, a mais utilizada na
região, registra 58 mil usuários ao dia.
IMBRÓGLIO
Em outubro
de 2013, o ex-governador e atual candidato à Presidência da República, Geraldo
Alckmin (PSDB), chegou a prometer a abertura de mais uma estação na Linha
10–Turquesa.
Inicialmente,
quando foi feito o anúncio, a informação dada pelo Estado foi a de que haveria
a reabertura da Estação Pirelli. No entanto, após estudos, chegou-se à
conclusão de que o procedimento seria inviável. O projeto acabou sendo
engavetado.
Antes mesmo
de ser desativada, a Estação Pirelli já era vista dentro da Prefeitura de Santo
André como possível fonte de geração de renda e emprego para o município. Em
1997, o então prefeito Celso Daniel (PT) anunciou o projeto Cidade Pirelli.
Nele, o
petista previa a transformação da área no entorno da empresa em centro de
compras e entretenimento, blocos comerciais, centro de convenções e cinema. Até
mesmo hotel e casa de espetáculos eram previstos. Passados 20 anos, parte
dessas ações foi efetivada no governo Aidan Ravin (ex-PTB, atual Podemos), com
exceção da sonhada reforma da parada ferroviária.
Fonte: https://www.dgabc.com.br/Noticia/2915155/santo-andre-articula-para-reabrir-estacao
Seja o primeiro a comentar