5 curiosidades sobre a Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo

A linha
5-Lilás enfim foi conectada com as Linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô de São
Paulo, completando 13 estações e quase 20 km de extensão. Desde a inauguração
do primeiro trecho em 2002, muita água já passou de baixo deste ponte.

 

1 – Início
das construções foram feitas pela CPTM

Lá da década
de 90, a CPTM, começou a construir a linha, que era denominada “Linha G”.
Naquela época, a CPTM denominava suas linhas em letras ao invés de úmeros.

Em 2001, o
Governo do Estado transferiu a operação da Linha para a Companhia do
Metropolitano de São Paulo, passando a chamar-se “Linha 5–Lilás”. O trecho
inicial de 8,4 quilômetros de extensão foi entregue à população em 20 de
outubro de 2002

Outra curiosidade
é que a frota F comprada pela CPTM, que era chamada de série 5700.

 

2 – Nada a
lugar nenhum

Apesar de
ter sido inaugurada em 2002, a linha só passou a operar aos domingos e feriados
em 2008. Por não estar conectada com nenhuma linha metroviária, era chamada
dessa forma por muitas pessoas. Já havia conexão com a CPTM em Santo Amaro, mas
a linha 9 não tinha a mesma capacidade que hoje.

 

3 – Início
do trecho subterrâneo em 2009

Apesar das
obras terem sido iniciadas em 1998, o trecho subterrâneo da linha só começou em
2009, entre o largo 13 e Adolfo Pinheiro. Um pouco depois, o trecho seguinte
entre Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin foi iniciado, e a primeira promessa de
entrega era 2014. Mas este prazo foi postergado até 2018.

 

4 –
Descoberta de itens arqueológicos

Durante as
escavações da obra em Santo Amaro foram encontrados pelo menos dois mil itens
domésticos datados dos séculos XVIII e XIX, o que arqueólogos diziam ser um
“tesouro arqueológico” que poderia “ajudar a montar um retrato mais fiel do comportamento
social e de como se vivia em São Paulo naquela época”. Também foram achados
trilhos do bonde que ligava Santo Amaro à Sé, enterrados a cerca de vinte
centímetros do asfalto, junto com os antigos paralelepípedos da rua.

 

5 – Expansão
Jardim Ângela

As obras de
fato nem acabaram, já que falta ainda a estação Campo Belo, que deve um dia ser
integrada com o monotrilho da Linha 17. Mas já existem projetos de levar a
linha 5-Lilás até o bairro do Jardim Ângela. A extensão foi prometida em 2011
pelo então Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, após
um protesto da população na Estrada do M’Boi Mirim. Mas a decisão sobre esta
extensão deve ficar a cargo da próxima ou do próximo governador.

 

Fonte: https://viatrolebus.com.br/2018/09/5-curiosidades-sobre-a-linha-5-lilas-do-metro-de-sao-paulo/

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