O Metrô de
São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado do último sábado (01/09) o
edital para a aquisição e instalação de 88 fachadas de portas de plataforma em
36 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Os serviços abrangem toda
a elaboração e execução do projeto, além da implantação de um simulador de
testes e manutenção.
A licitação
acontecerá na modalidade Concorrência Internacional e o certame será realizado
no dia 25 de outubro para definir a empresa que vai executar o projeto.
Seguindo este cronograma, o contrato deve ser firmado no início de 2019 e a
empresa vencedora terá um prazo de 56 meses para a conclusão dos trabalhos, a
partir da assinatura. As portas serão implantadas nas estações de maior demanda
e permitirão a redução do número de interferências na via, aumentando a
regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários.
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As novas
estações já são projetadas pelo Metrô SP para receberem esses equipamentos.
Atualmente, todas as nove estações da Linha 4-Amarela, assim como as estações
Vila Matilde (Linha 3-Vermelha), Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás), Vila
Prudente, Tamanduateí e Sacomã (Linha 2-Verde), além das seis estações em
funcionamento na Linha 15-Prata, já contam com porta nas plataformas.
Linha
5-Lilás
O secretário
dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, prometeu a
instalação de portas de plataforma até o começo de 2020 em todas as estações da
Linha 5-Lilás do metrô. A declaração foi feita na última sexta-feira, durante a
inauguração da estação AACD-Servidor, em São Paulo. As portas estão sob
responsabilidade da Bombardier, que também é fornecedora do sistema de
sinalização da linha (CBTC). Pelissioni destacou o atraso na implementação.
“As portas
de plataforma estavam previstas no contrato de sinalização, que é fundamental,
porque sem sinalização, os trens não rodam. A Bombardier está muito atrasada,
tem multas que somam quase R$ 50 milhões, entregou o último cronograma para o
Metrô e resolvemos aceitar como último cronograma. Ou vocês cumprem o
cronograma ou nós vamos rescindir o contrato, com todas as penalidades
previstas em lei. Então, nós esperamos em Santa Cruz a porta-plataforma vai
estar instalada para que em um ou dois meses possa ser utilizada. Chácara
Klabin também e sucessivamente até o final de 2019 e começo de 2020. Todas as
portas de plataformas deverão estar instaladas e as multas, aplicadas”, disse.
Inaugurações
O secretário
prometeu outras três estações da Linha 5 – Lilás: Santa Cruz (que faz
integração com a Linha 1) e Chácara Klabin (integração com a Linha 2) entre os
dias 15 e 20 de setembro e a estação Campo Belo em dezembro. Além disso, até o
final do ano também deve ser entregue a extensão da Linha 15-Prata até São
Mateus, segundo Pelissioni.
Estações das
linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha que receberão portas de plataforma
Linha 1-Azul
Parada
Inglesa
Jardim São
Paulo
Santana
Carandiru
Portuguesa-Tietê
Armênia
Tiradentes
Luz
São Bento
Sé
(plataformas das linhas 1-azul e 3-Vermelha)
Liberdade
São Joaquim
Vergueiro
Paraíso
(plataformas das linhas 1-Azul e 2-Verde)
Ana Rosa
(linha 1-Azul)
Vila Mariana
Santa Cruz
Praça da
Árvore
Saúde
São Judas
Conceição
Linha
2-Verde
Consolação
Linha
3-Vermelha
Marechal
Deodoro
Santa
Cecília
República
Anhangabaú
Pedro II
Brás
Bresser-Mooca
Belém
Tatuapé
Carrão
Penha
Guilhermina-Esperança
Patriarca
Artur Alvim
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