José Augusto Rodrigues Bissacot, diretor de planejamento da
CPTM –Companhia Paulista de Transporte Metropolitano, participou do Fórum
Infra2020 expondo alguns empreendimentos recentes da companhia. No total, foram
aplicados nos últimos cinco anos R$ 5,5 bilhões pela empresa em diversos
projetos.
O mais recente em destaque foi a Linha 13, com a entrega no
primeiro semestre desse ano de três estações – uma reconstruída e duas novas –
em 12,2 km de extensão de ramal – 4,3 km em superfície e 7,9 km em elevado. A
demanda inicial estimada dessa linha é de 130 mil passageiros por dia. O total
de investimentos nesse projeto alcançou R$ 2,3 bilhões.
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O diretor explicou que há projeto de extensão da Linha 13. O
ramal hoje com as estações Engenheiro Goulart, Guarulhos Cecap e Aeroporto
Guarulhos, se expandiria com mais quatro estações em Guarulhos e mais dez em
direção à zona sul da capital paulista, totalizando 18 estações e 37,5 km de
extensão de linha.
José Augusto apresentou ainda no evento extensão de outra
linha, a 9, ligando Grajaú a Varginha, em São Paulo, com 4,5 km de extensão.
Com obras em andamento, o projeto envolve a construção de
duas estações e um pátio.
A demanda adicional
atendida pela extensão da linha é de 110 mil passageiros por dia. O total de
investimento previsto é de R$ 946,2 milhões, sendo que R$ 313 milhões já foram
aplicados.
Outros projetos civis em andamento pela CPTM envolvem 34
estações da sua malha para reparos, acessibilidade e atendimento às normas. Há
também projeto de restauro da estação Jundiaí, entre outras iniciativas.
O BIM tem sido amplamente adotado pela CPTM, afirmou José
Augusto.
Segundo ele, existem 70 engenheiros e técnicos treinados
para usar a metodologia. A companhia vem ampliando a sua biblioteca BIM e
projetistas têm sido contratados com exigência dessa experiência.
A CPTM informou os softwares utilizados faz trabalhos de
levantamento; mapeamento de interferências; simulações de comportamento de
pedestres enquanto usa as estações; avaliação da ocupação espacial de estações
existentes e em projeto; estratégias operacionais em eventos específicos ou
interrupção de serviços; e projeto e locação de pontos comerciais e de venda de
bilhetes.
Para o executivo, os benefícios proporcionados com uso da
tecnologia digital na CPTM proporcionam capacidade de antever como determinada
estação poderá se comportar quanto ao deslocamento de usuários, além de
estabelece novo patamar na abordagem do projeto funcional de estações
ferroviárias.
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