O Metrô de Lisboa pretende adquirir 14 novos trens de três
carros, e ainda instalar o CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based
Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em
Comunicação, para substituir o sistema de sinalização existente, que opera
desde a década de 1970.
Está previsto um investimento total de € 127 milhões de
euros, e as novas composições devem chegar em 2022. Já o novo sistema que
controla os trens deverá estar em pleno funcionamento em 2025.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O objetivo das melhorias é diminuir o intervalo para menos
de 4 minutos. A capacidade na rede de quatro linhas aumentaria em 20%. A malha
metroviária atualmente possui 44,2 km de extensão.
Leia Mais: Metrô de
Washington quer aumentar trens para diminuir superlotação
Seja o primeiro a comentar