A possibilidade de manutenção do monotrilho para a linha 18 – Bronze, entre parte do ABC Paulista e a estação Tamanduateí, na zona Sudeste da Capital, esbarra no alto custo de implantação do meio de transporte de média capacidade que consiste em trens com pneus que trafegam em elevados.
Na manhã desta segunda, 27 de maio de 2019, durante a apresentação do início das obras da estação Colonial da linha 15-Prata de monotrilho da zona Leste, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que os estudos sobre eventual troca de meio de transporte ainda estão em andamento, mas que o grande problema é que não foi deixada previsão orçamentária dos recursos do Estado. Segundo Baldy, serão necessários R$ 3 bilhões dos cofres públicos para a linha 18-Bronze do ABC, se for mantida a opção de monotrilho.
“São vários os problemas: recursos, orçamentos, capacidade. Todos estes [vão ser considerados] para embasar uma decisão que vai ser estritamente técnica. Todos que quiserem discutir são bem-vindos, inclusive com a possibilidade de sugerirem alternativas orçamentárias, porque são R$ 3 bilhões para iniciar uma obra como esta e não houve a preocupação orçamentária” – disse Baldy
Destes R$ 3 bilhões que seriam do Estado, R$ 600 milhões correspondem apenas às desapropriações para as estações e as pilastras dos elevados.
O modelo previsto inicialmente foi uma PPP – Parceria Público Privada, com contrato firmado com o Consórcio Vem ABC. O contrato passou por cinco aditivos desde a assinatura em 2014 por causa dos atrasos.
O Consórcio diz que já investiu R$ 5 milhões em ações prévias à execução das obras e não descarta cobrar na Justiça caso haja mudança de modal.
A linha 18-Bronze foi planejada para estar pronta em 2014, passando por São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul até a estação Tamanduateí, mas até agora as obras não começaram.
O custo inicial era de R$ 4,69 bilhões (R$ 4.699.274.000,00), mas agora, de acordo com o Governo do Estado, pela Lei de Acesso à Informação, vai custar R$ 5,74 bilhões (R$ 5.741.542.942,61), elevação de 22,18%, para os 15,7 km. O preço de implantação por quilômetro será de R$ 365,7 milhões (R$ 365.703.372,14) – sem as correções entre janeiro e maio.
Na entrevista coletiva no evento, o governador João Doria disse que a decisão sobre o modal da linha 18 será anunciada em breve.
“O critério será absolutamente técnico. Não há nenhum viés político e nem pode haver. Situação de obras públicas, com recurso público, com recurso privado ou de ambos, tem que ser o critério técnico. A decisão será anunciada em breve e ela será tecnicamente amparada” – disse Doria.
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