O Arquivo Público de São Paulo acaba de organizar as fotos da construção da linha férrea que corta parte do estado e de antigas estações. O acervo tem cerca de 28 mil imagens da ferrovia.
A Estação Júlio Prestes, ponto de partida da Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), é uma das retratadas. Durante muito tempo, ela era a porta de entrada do café que vinha do interior para a capital.
O prédio foi projetado em 1925 inspirado na principal estação de Nova York. A estação fazia parte da Estrada de Ferro Sorocabana que depois foi incorporada à CPTM.
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Parte do prédio virou a Sala São Paulo, na década de 1990. Hoje, os dois lados estão separados por um vidro e por realidades bem diferentes: a Sala São Paulo está conservada e bem mantida, enquanto a estação de trem precisa de uma pintura nova. As bilheterias são antigas, mas o teto em cima delas sofre com mofo e infiltração.
Também há o registro de um feito histórico, considerado um desafio para a engenharia da época: a construção de uma estrada de ferro que cortasse a Serra do Mar até o litoral. Um cabo de aço ajudava a subir e descer os trens carregados.
Uma das fotos mais antigas do acervo foi feita em 1867. A casinha eternizada na imagem é a Estação de São Bernardo, que mais tarde veio a se tonar Santo André. Há também imagens da mesma estação em 1930 e 1952.
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