O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que alcançou recentemente a marca dos 371 mil passageiros por dia, vai começar a ser ampliado a partir do início do segundo semestre deste ano. Pelo menos é essa a expectativa da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), órgão do Governo do Estado que fiscaliza o transporte.
A licitação foi assinada no dia 30 de abril entre o governador Rui Costa e um consórcio liderado pela empresa Camargo Corrêa, que está finalizando o projeto de execução para iniciar obras. A vigência de contrato é de 30 meses.
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Conforme explica o diretor-presidente da CTB, Eduardo Coppelo, o Tramo 3, que configura a ampliação do metrô que hoje está em Pirajá para Águas Claras e Cajazeiras, terá quase 5 km de extensão, além de duas novas estações. A principal delas será a implantada em Águas Claras, no mesmo terreno onde será construída o novo terminal rodoviário.
“Haverá ali uma concentração de logística, de transporte de pessoas. Vai ter tanto uma circulação com a rodoviária, quanto com o metrô e os ônibus intermunicipais e municipais. Estamos na fase de detalhar o projeto, o consórcio vencedor está fazendo isso a partir do anteprojeto do Estado. Ainda não temos uma data de início de obras, mas calculamos que seja no início do segundo semestre”, disse Coppelo.
O governador já chegou a informar, em ocasiões anteriores, que pretende fazer da Estação Águas Claras “uma grande estação de integração, sendo a maior do Norte-Nordeste”.
A extensão da Linha 1 começará a ser implantada pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador-Lauro de Freitas, tendo início no KM-622, em Pirajá, e no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras. Serão mais 4,7 km de extensão.
Cinco anos de operação
De 11 de junho de 2014 até o mesmo mês deste ano, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) transportou mais de 200 milhões de passageiros, o equivalente a quase toda a população brasileira atual. No total, mais de 700 mil viagens foram realizadas e mais de 8,5 milhões de quilômetros percorridos, o que corresponde a cerca de 214 voltas no planeta Terra.
Atualmente, segundo a administradora do sistema, CCR Metrô Bahia, a estação Lapa lidera o ranking das estações com o maior número de embarques diários, seguida de Pirajá, Aeroporto, Rodoviária, Acesso Norte, Mussurunga e Imbuí.
Quem usa o transporte, comemora: “Para mim está mais que aprovado. Só de ônibus, gastava de Lauro de Freitas para Pernambués mais de duas horas quando era horário de pico. Hoje pego ônibus, metrô e ônibus, levo geralmente 20 minutos. Sem dúvidas é melhor qualidade de vida”, disse ao bahia.ba o caminhoneiro Fernando Souza, 48 anos, que aguardava na Estação Rodoviária o metrô em direção ao aeroporto.
Pela mesma estação circula quase que diariamente a estudante Regina Vieira Oliveira, de 19 anos. Em sua análise, a população baiana abraçou o sistema, que chega a ficar congestionado em horários de pico. “Acabo optando por deixar um metrô passar e esperar pelo próximo. Ainda assim, se demora cinco minutos é muito. Ficou muito mais prático. Hoje a demora nos meus trajetos é esperando ônibus”, relata.
Sistema poderá avançar entre a Barra e o Campo Grande
Após a conclusão do Tramo 3, há ainda a expectativa de que o sistema metroviário contemple também passageiros que residem em Politeama, Campo Grande, Graça e Barra, com a ampliação da Linha 1 em mais 3 km.
Em maio foram apresentados os primeiros estudos demandados pela Casa Civil, Sedur (Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano) e CTB. A ampliação, se ocorrer, será a partir da estação Lapa, com até quatro estações subterrâneas, sendo a última situada nas proximidades do Shopping Barra.
“Estamos ainda na fase preliminar de estudo, tanto técnico quanto da parte de viabilidade econômica. Já temos estudos técnicos que mostram a possibilidade de fazer essa expansão, o que ainda não está completo é a questão da avaliação econômica, estamos verificando estudo de demanda”, disse o diretor presidente da CTB, Eduardo Copello.
De acordo com estudos realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento do Governo do Estado (Seplan), a ampliação aponta para uma estimativa de fluxo de mais de 117 mil passageiros por dia no novo trecho.
“Os estudos demonstram o fluxo naquela região de grande densidade demográfica. É uma região que já é um polo econômico consolidado e que com a ampliação do metrô ganharia um modal de excelência e alta capacidade. A chegada do metrô nessa região será mais um passo no avanço da melhoria da mobilidade urbana da nossa capital e Região Metropolitana”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito.
Com atuais 33 km de extensão, o sistema metroviário Salvador – Lauro de Freitas tem ainda previsto em contrato uma extensão da Linha 2, que ganharia mais uma estação, após a estação Aeroporto, que seria a estação Lauro de Freitas. No entanto, para que se inicie os estudos para implantação desta, que será a segunda estação no município de Lauro de Freitas, é necessário um gatilho, que é a manutenção da média de seis mil passageiros em horário de pico durante seis meses na estação Aeroporto.
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