Dona do metrô do Rio pode ser vendida por R$ 1,7 bi

Sócia do MetrôRio , da Linha Amarela e do Aeroporto de Guarulhos (SP), além de concessões rodoviárias em cinco estados e no Distrito Federal, a Invepar pode mudar de dono nos próximos meses. O fundo de investimentos IG4, especializado em ativos de infraestrutura , está disposto a aportar R$ 1,7 bilhão para comprar a empresa. A negociação foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pelo GLOBO com pessoas próximas ao fundo.

Não é o primeiro pretendente que se apresenta para levar a Invepar, mas, apesar do interesse do mercado, a venda só deve sair a partir do fim do ano, diz uma pessoa a par das negociações. O motivo é a governança complicada da empresa, que tem 11 concessões de infraestrutura no portfólio.

Pressão de credores

Para sair do papel, a venda da empresa precisa superar a falta de consenso entre os seus acionistas desde a saída da construtora OAS. Entre eles estão os fundos de pensão Previ (do Banco do Brasil), com 25,6%, Funcef (da Caixa Econômica Federal) e Petros (da Petrobras), com 25% cada, e o fundo de investimentos Yosemite, que tem 24,4%.

Em outubro do ano passado, a construtora OAS, em recuperação judicial desde 2015, repassou sua fatia na Invepar para o Yosemite, que representa credores da construtora. Desde então, os fundos de pensão não conseguem chegar a um acordo sobre o valor adequado para venda dos ativos.

Os credores da OAS pressionam os demais sócios a elevar o preço da venda da companhia. Procurada pelo GLOBO, a Invepar disse que “não responde por assuntos relacionados a acionistas”. O IG4 não quis comentar.

As especulações sobre a venda da Invepar circulam na imprensa há pelo menos dois anos. Na lista de potenciais compradores já estiveram a CCR, maior operadora de concessões no país, e fundos estrangeiros como o árabe Mubadala.

Metrô atrai investidores

Segundo especialistas em infraestrutura, há mais grupos, particularmente os estrangeiros, interessados nos ativos da Invepar. Entre as joias da coroa da empresa estão o terminal de Guarulhos, em São Paulo, o maior do país, e o metrô do Rio.

O apetite é menor pelas concessões rodoviárias, que perderam 18% do fluxo desde 2016 com a combinação de letargia na economia e a greve dos caminhoneiros. Uma dessas estradas, a BR-040, de Brasília a Juiz de Fora (MG), está na lista de ativos que o governo federal deve retomar e conceder novamente.

Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/dona-do-metro-do-rio-pode-ser-vendida-por-17-bi-23891661

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