A futura estação João Dias, que fará parte da Linha 9-Esmeralda, deve ter suas obras iniciadas ainda em 2019. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrou com pedido de licença ambiental junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e, segundo informações da empresa, assim que esse documento for expedido os trabalhos poderão ter início.
Para o desenvolvimento da nova estação, a CPTM avalia quais serão as intervenções necessárias no trânsito e na operação da Linha 9. Futuramente, a linha deverá ter a via férrea e a rede aérea (fios que fornecem eletricidade para que os trens circulem) remanejadas no trecho onde as plataformas da nova estação serão construídas. A estação ficará na altura do Complexo 17007, um conjunto de torres empresariais construído pela Tegra, na Avenida das Nações Unidas,
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O prazo previsto de construção da estação é de 37 meses; a demanda prevista é de cerca de 10.500 usuários por dia útil. O investimento será de R$ 60 milhões.
Doação
O modelo de construção da estação João Dias é inédito em São Paulo. O aparelho será construído pela Tegra, que manifestou o desejo de investir na estação e doa-la ao Estado.
A CPTM, por obrigação legal, organizou um chamamento público em abril deste ano para que outros interessados pudessem manifestar interesse na construção da estação, mas não houve nenhum novo projeto enviado.
Dessa forma, a incorporadora arcará com os custos da estação, que terá edifício principal, passarela de acesso à plataforma central, escadas rolantes/fixas e elevadores, além de equipamentos de acessibilidade.
A estação terá uma entrada dentro do prédio da incorporadora e uma entrada principal na pista local da Marginal Pinheiros.
Seja o primeiro a comentar