RF Julho-Agosto está no site

A edição de Julho-Agosto da Revista Ferroviária está disponível no site para assinantes. A revista está repleta de matérias especiais. A de capa é o levantamento anual feito pela RF que traz informações sobre os projetos em andamento, parados e no papel no setor metroferroviário brasileiro. O estudo desse ano constatou que a maior parte das obras ferroviárias em curso no país hoje é voltada para o segmento de passageiros.

A entrevista é com o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro, que detalha os planos de modernização da companhia. É esperado para esse ano o lançamento de um edital para a compra de 34 novos trens. A empresa investe também na reestruturação operacional, com a substituição de trens nas linhas, e nas obras de extensão da Linha 9-Esmeralda, de Grajáu a Varginha. O Trem Intercidades também está no escopo de projetos: a intenção é colocar o edital na praça no primeiro semestre de 2020 para o trecho São Paulo-Campinas-Americana, incluindo no pacote a concessão da Linha 7-Rubi.

A edição traz uma matéria especial sobre o Prêmio RF, que completa 30 edições esse ano; a lista completa dos concorrentes nas 27 categorias e a galeria de Ferroviários do Ano desde 1989. O anúncio dos vencedores será feito na festa da premiação, marcada para o dia 26 de setembro, na Casa Petra, em São Paulo. A cerimônia contará com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas – escolhido Ferroviário do Ano de 2018 pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária.

Outras reportagens da edição abordam a divulgação dos relatórios finais dos processos de renovação antecipada dos contratos de concessão da EFVM e da EFC, que já estão sob análise do Tribunal de Contas da União; e o que foi discutido nas audiências públicas para a prorrogação do contrato de concessão da MRS Logística.

A revista também traz uma matéria sobre a inauguração do transporte de vagões double stack com contêineres empilhados pela Brado Logística, no trajeto de longa distância entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT), de 1.400 km. O contrato firmado entre a MRS e a Novelis América do Sul, uma das líderes mundiais no segmento de laminação e reciclagem de alumínio, especialmente de latas de bebidas, também rendeu assunto na RF. O acordo inclui a construção de um ramal ferroviário de 2 km, para ligar a fábrica de Pindamonhangaba (SP) à malha da MRS, e de um terminal de carga e descarga ferroviária dentro da planta.

Os detalhes da batalha judicial entre o VLT Carioca e a Prefeitura do Rio estão na edição. A concessionária entrou com um pedido na Justiça para rescindir o contrato, alegando uma dívida da prefeitura que ultrapssa R$ 150 milhões. Os cinco anos de operação do Metrô de Salvador, construído em ritmo atípico no Brasil após a PPP do governo da Bahia com a CCR, também rendeu assunto na revista.

A edição traz uma nova coluna, Mercado, que vai atualizar os leitores sobre os negócios envolvendo as empresas do setor metroferroviário. Nessa edição, falamos sobre o foco da Compwire no segmento ferroviário e a entrega de robôs de manobra pela Vollert do Brasil para o terminal da ADM no Porto de Santos. A seção Suprimentos aborda as expectativas do mercado pela retomada das obras de infraestrutura e superesturtura no segmento de carga. Na seção Artigo, Roberta Marchesi, diretora executiva da ANPTrilhos, discute o que setor pode esperar de projetos até o fim do ano.

A Nota Técnica divulga o trabalho Alternativa para compartilhamento de faixa de domínio no projeto  da Ferrovia EF-118 Rio-Vitória, de Pedro Paulo Silva de Souza – um dos finalistas do 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. As Estatísticas trazem os dados das operadoras de carga e de passageiros dos meses de abril, maio e junho de 2019. A Foto do Mês é o protótipo de trem de fibra de carbono da chinesa CRRC.

Para acessar a edição, clique aqui.

A edição impressa será entregue nos próximos dias para os assinantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0