A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, iniciou sua missão nesta quinta-feira nos Emirados Árabes, onde pretende atrair investimentos para obras de infraestrutura no Brasil, a fim de solucionar gargalos logísticos enfrentados pelo setor agropecuário.
De acordo com nota do Ministério da Agricultura, Tereza Cristina se reuniu com o diretor-geral da Agência de Agricultura e Segurança Alimentar de Abu Dabi (capital dos Emirados Árabes), Saeed Al Amheri, e conversou sobre projetos dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), entre eles a Ferrogrão e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ainda conforme a nota, os diretores da agência dos Emirados demonstraram interesse também em firmar cooperação com a Embrapa, que conheceram em 2017. A ministra destacou que, em outubro, o presidente Jair Bolsonaro visitará o Oriente Médio para reforçar as parcerias comerciais com a região.
Em 2018, as exportações agropecuárias para os Emirados Árabes somaram US$ 1,273 bilhão (2,121 milhões de toneladas). Os principais produtos da pauta exportadora são: carne de frango (in natura), açúcar (bruto), carne bovina (in natura), açúcar refinado, fumo (não manufaturado) e milho. Castanhas e frutas são alguns itens que o Brasil deseja incluir no comércio bilateral.
A comitiva segue para Dubai. Um dos compromissos é um seminário sobre oportunidades de negócios no Brasil, que ocorrerá no domingo (21).
Seja o primeiro a comentar