A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai retomar em novembro o contrato para instalação dos equipamentos que diminuem o intervalo entre os trens ainda não foram instalados na Linha-10-turquesa. O equipamento foi comprado há 10 anos por 176 milhões de euros e ainda está no depósito da companhia. Atualmente, a operação é feita por um sistema dos anos 80.
Para diminuir os intervalos entre os trens, a CPTM investiu na compra de um equipamento chamado Communication Based Train Control (CBTC), sigla em inglês que quer dizer “controle de trens baseado em comunicação”.
Com a instalação do sistema de sinalização CBTC, a CPTM pretende diminuir o intervalo entre os trens de sete para três minutos, melhorar a confiabilidade do sistema e reduzir os custos de manutenção.
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Em 2017, o SP2 mostrou parte desses equipamentos armazenados a céu aberto. Na época, a CPTM informou que a implementação foi suspensa por falta de dinheiro.
Pela decisão protocolada no Ministério Público de São Paulo, a instalação das máquinas de chave no campo deverá ocorrer no início de 2020, após a reparação dos equipamentos e revisão dos projetos. A previsão de instalação completa de todos os equipamentos em campo é de 25 meses. O sistema completo CBTC está previsto para operar em 37 meses contados da retomada.
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