A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai entregar o primeiro trem da série 2500 nesta segunda-feira, 03 de fevereiro de 2020. A composição vai operar na Linha 13-Jade.
Segundo informações da CPTM, vão participar da entrega o governador João Doria e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
A composição é o primeiro trem com bagageiro fabricado especialmente para a Linha 13-Jade da CPTM, que interliga a zona leste da capital ao Aeroporto de Guarulhos.
A entrega será na Estação da Luz, Plataforma 5.
Em encontro com portais de mobilidade, entre os quais o Diário do Transporte, o presidente da CPTM, Pedro Moro, já havia anunciado a entrega das primeiras unidades no início de fevereiro.
Como também mostrou o Diário do Transporte, uma mudança no cronograma de entrega dos oito novos trens da linha 13-Jade da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, montados na China, aumentou o prazo de contrato com o Consórcio Temoinsa-Sifang em quatro meses.
Mesmo com a ampliação do prazo, o valor total da compra foi reduzido em R$ 1,12 milhão (R$ 1.121.915,78), passando de R$ 316,7 milhões (R$ 316.720.807,00) para R$ 315,5 milhões (R$ 315.598.891,22).
O primeiro dos oito trens adquiridos pelo Governo do Estado na China para circular na Linha 13-Jade da CPTM desembarcou no Porto de Santos na manhã do dia 05 de setembro de 2019.
O trem embarcou para o Brasil em 20 de junho em navio especial.
“Os principais diferenciais dessa frota, chamada 2500, são o bagageiro para malas pequenas localizado acima dos assentos e o espaço específico para malas grandes. Esses itens vão garantir conforto na viagem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Atualmente, circulam na Linha 13-Jade trens novos do mesmo padrão das demais linhas da CPTM”, informou a CPTM, em nota na época.
O consórcio Temoinsa-Sifang venceu a licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor de R$ 316,7 milhões para a fabricação dos oito trens. A aquisição dessa frota está sendo financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI), que disponibilizou ? 85 milhões para o Governo do Estado de São Paulo.
“A exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens chineses têm 170 metros de comprimento. Possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria”, informou a CPTM, também em nota.
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