Responsável por coordenar os preparativos técnicos para concessões e privatizações, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) será convertido em uma nova secretaria especial do Ministério da Economia, após deixar a Casa Civil. A atual secretária, Martha Seillier, continuará no cargo. A mudança foi decidida numa reunião do ministro da Economia, Paulo Guedes, com Martha e o secretário de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados, Salim Mattar. A orientação do ministro ao PPI foi maximizar esforços com a área de Salim para acelerar o programa de privatização de empresas estatais.
O status de secretaria especial dá mais peso ao PPI do que indicavam as conversas de bastidor na semana passada. Até então, um desenho provável seria a transferência da estrutura, ou parte dela, para a secretaria de Salim – que, apesar do nome, não tem uma estrutura dedicada às privatizações. A decisão demonstra a importância atribuída pelo ministro Guedes aos trabalhos técnicos do PPI.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A mudança reforça o papel central ocupado pelo Ministério da Economia na geografia da Esplanada dos Ministérios. Em tese, reduzirá atritos na área técnica. Quando subordinado à Casa Civil, o PPI era acusado pela área econômica de travar as privatizações. Tentava impor sua posição sem, porém, ter força para tanto. Com isso, os processos atrasavam.
Seja o primeiro a comentar