As obras de expansão da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo até a Penha deve ser entregue em duas fases. A informação foi publicada no site Metrô/CPTM.
Segundo a publicação, o planejamento da companhia será dado prioridade para o trecho que compreende as estações Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa. A razão disso é que o Tatuzão deve primeiramente escavar um túnel entre o futuro estacionamento de trens Rapadura e a Vila Prudente, trecho que contempla as 4 estações.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Após concluir esse traçado, o equipamento será desmontado e levado para outro poço, próximo a futura estação Penha, de onde escavará em direção ao futuro estacionamento Rapadura, concluindo a construção dos túneis. O segundo trecho vai contemplar as estações Guilherme Giorgi, Vila Manchester, Aricanduva e Penha (está última terá conexão com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral).
A entrega do primeiro trecho, entre a Vila Prudente e a Vila Formosa deve atrair cerca de 90 mil passageiros a mais por dia na Linha 2-Verde, desta forma, mais novos trens devem ser incorporados a frota do ramal. Quando a linha atingir a estação Penha, , o fluxo diário de passageiros atendidos deverá ser de quase 380 mil pessoas, tudo isso graças as suas futuras conexões.
A expectativa do governo de São Paulo era de inaugurar o novo trecho da linha 2-Verde em 2025, entretanto, em meio a crise do novo coronavírus (Covid-19), a quarentena causada pela pandemia pode atrapalhar esse planejamento.
Seja o primeiro a comentar