A partir dessa semana, a Revista Ferroviária vai destacar os ferroviários(as) que trabalham na operação, fazendo a diferença no dia a dia das ferrovias brasileiras de carga e de passageiros. São funcionários que já participaram da seção Gente que faz diferença, publicada em todas as edições impressas da Revista Ferroviária desde Julho/Agosto de 2018. Nosso objetivo é dar voz à história desses ferroviários, aos desafios da operação e à ligação afetiva que eles têm com as linhas de trem.
O operador de destaque hoje é Paulo Sergio de Bortoli, supervisor de Confiabilidade de Manutenção da EFVM. Veja um pouco de sua história e expectativas na ferrovia:
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Nome
Paulo Sergio de Bortoli
Cargo
Supervisor de Confiabilidade de Manutenção da EFVM
Há quantos anos trabalha na ferrovia
22 anos
Ferrovia significa para você…
Uma parte muito feliz da minha vida. Ainda criança, viajava para Governador Valadares com meus pais e irmãos para visitar meus avós. Depois, já na universidade, consegui um estágio na Oficina de Manutenção de Vagões, fato que abriu portas para o meu primeiro emprego profissional na EFVM.
Desafio diário da operação
Diversas vezes, precisamos tomar decisões que podem afetar uma determinada área, mas com ganho no resultado global. Visão sistêmica associada ao poder de negociação e empatia fazem diferença.
Característica principal para ser um bom ferroviário
Saber conviver em equipe, tendo respeito pelos outros e transmitindo confiança para ter credibilidade profissional. Nossa ferrovia transporta mais de um milhão de pessoas anualmente e é responsável por mais de 40% de toda a carga ferroviária do Brasil.
Um bom momento profissional para recordar
Entre 2010 e 2012, quando foi criada a Supervisão de Confiabilidade de Vagões na EFVM e diversas ações estruturantes foram criadas.
Expectativa profissional
Continuar trabalhando com foco em resultados cada vez melhores por meio do desenvolvimento e engajamento de pessoas. Para tanto, tenho como referência: Método, Conhecimento e Liderança Transformadora.
Seja o primeiro a comentar