Metrô de SP conseguiu tornar real uma piada antiga: ‘furar o pneu do trem’

Rafael Balago

Na lista de desculpas esfarrapadas para o atraso no trabalho, “furou o pneu do trem” é uma brincadeira frequente entre passageiros do transporte público. Afinal, era algo impossível, já que os trens não tinham pneu de borracha.

No entanto, os vagões do monotrilho têm. Eles correm ao redor de uma viga de concreto, e furam, como ocorreu na quinta-feira (27). Depois disso, o Metrô encontrou outros problemas nas rodas das composições e resolveu suspender a operação da linha 15-prata por inteiro, até poder garantir que ela possa funcionar de forma segura. Não há previsão para a reabertura.

Ao menos uma parte de pneu rompido caiu na avenida por onde passa o monotrilho, segundo o Diário do Transporte, junto com outras pequenas partes.

Curiosamente, a falha teria ocorrido por causa do sistema Run Flat, que permite ao pneu seguir rodando mesmo que haja um furo, segundo nota do Metrô. Os equipamentos foram fabricados pela Bombardier. que precisou enviar técnicos do Canadá para analisar a situação.

O traçado atual, de Vila Prudente a São Mateus, funciona de modo completo há menos de três meses, período marcado por falhas e filas. O sistema já nasceu lotado, pois os vagões, menores do que os de um metrô normal, não dão conta da alta demanda de passageiros. Há grande interesse dos moradores em trocar o ônibus ou o carro por um transporte mais ágil.

O monotrilho foi anunciado como alternativa mais barata e fácil de construir do que um sistema tradicional de metrô, mas suas obras foram marcadas por diversos problemas e atrasos. As falhas e acidentes, incluindo uma colisão, colocam em xeque a imagem de eficiência técnica do Metrô, algo que a estatal paulista sempre buscou prezar. Apesar dos pequenos atrasos no dia a dia, parar uma linha inteira por falta de segurança, por tempo indeterminado, é algo incomum na história do metrô paulistano.

Os planos de fazer um monotrilho entre a capital e o ABC, que seria a linha 18, foi abandonado em troca de um corredor de ônibus. A capital, no entanto, tem outra linha deste modelo em construção, a 17-ouro, para ligar Congonhas à região da Berrini, na zona sul. A ver como as questões técnicas serão resolvidas até a inauguração, que atualmente não tem prazo. Enquanto isso, certamente novas piadas com esses trens irão surgir.

*Rafael Balago é jornalista e escreve sobre inovações urbanas.

Fonte: https://avenidas.blogfolha.uol.com.br/2020/03/03/metro-de-sp-conseguiu-tornar-real-uma-piada-antiga-furar-o-pneu-do-trem/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0