Contorno ferroviário mais perto

A assinatura do contrato de renovação antecipada da concessão à empresa Rumo da malha paulista de ferrovias, autorizada pelo ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), é um marco. O contrato, que venceria em 2028, foi renovado de forma antecipada, ontem, por mais 30 anos e valerá até 2058, tendo como contrapartida a realização de uma série de investimentos pela concessionária.

E por que esse ato tem tanta importância para São José do Rio Preto e região? O novo contrato obriga a empresa a investir cerca de R$ 6 bilhões, nos cinco primeiros anos de vigência, na modernização e alteração de traçado da ferrovia, beneficiando diretamente a nossa cidade. Assim, o tão sonhado contorno ferroviário de Rio Preto começará a sair do papel, abrindo a possibilidade real de tirarmos do coração da nossa cidade as composições de cargas com até cem vagões, que interferem na fluidez do trânsito e apresentam risco elevado de acidentes, como o que tirou oito vidas, em 2013, no Jardim Conceição.

As obras previstas beneficiarão 40 municípios, onde vivem mais de cinco milhões de pessoas, eliminando conflitos na travessia da linha em trechos urbanos. Ao mesmo tempo, as melhorias vão garantir o aumento da capacidade de transporte da ferrovia, baixar custos e movimentar a economia num momento em que o Brasil tanto precisa de novos investimentos.

Empenhei todos os meus esforços na luta para garantir os investimentos necessários ao contorno em São José do Rio Preto. Fui ao TCU (Tribunal de Contas da União) levar a preocupação dos rio-pretenses em conviver diariamente com o intenso movimento de composições.

Ouvi inúmeras vezes dos céticos que esse era um sonho impossível. Mas a lembrança dos 28 anos de trabalho pela ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná sempre reaquecia meus sonhos, mostrando que eles poderiam ser reais. Hoje, essa ponte é estratégica para o o transporte de cargas dos grandes centros do agronegócio do Brasil até o Porto de Santos. E os novos investimentos previstos na malha permitirão manter os atuais trilhos no lugar onde se encontram, como opção para o transporte local e regional de passageiros em VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Seria mais uma revolução na mobilidade urbana como a que já estamos fazendo com a implantação do Anel Viário de 35 quilômetros de extensão, interligando duas grandes rodovias, a Washington Luís e a BR-153, que está sendo duplicada. E por falar nesta duplicação – uma das grandes obras rodoviárias em andamento no Brasil – Rio Preto ganha com ela mais de uma dezena de novos acessos, encurtando distância e melhorando o ir e vir de quem usa o transporte coletivo ou veículos particulares.

Dados da empresa Rumo mostram que a Malha Paulista movimenta uma variedade de mercadorias, como milho, soja, açúcar, farelo de soja, minério de ferro, óleo diesel, contêineres, celulose, álcool, manganês e gasolina. São 30 milhões de toneladas transportadas anualmente; com os novos investimentos serão 75 milhões de toneladas até o sexto ano de contrato.

Afirmei ao ministro da infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas e à empresa Rumo que as obras em nossa região são prioritárias. Vamos acompanhar de perto a execução do contato, conferindo os prazos, para o rigoroso cumprimento do cronograma de investimentos. É uma excelente notícia.

*Edinho Araújo, Prefeito de Rio Preto.

Fonte:https://www.diariodaregiao.com.br/secoes/blogs/artigos/2020/05/1195130-contorno-ferroviario-mais-perto.html

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