Malha Paulista pós-renovação

Os investimentos pós-renovação do contrato de concessão da Rumo Malha Paulista são o tema da matéria de capa da edição maio/junho da Revista Ferroviária. Ao longo do novo período de concessão, que agora termina em 2058, serão investidos cerca de R$ 6 bilhões pela Rumo, sendo pelo menos metade desse valor aplicada até 2025, principalmente em obras de modernização de via e soluções de conflitos urbanos em 40 municípios do estado de São Paulo. 

Os resultados poderão ser percebidos no aumento da capacidade de transporte, que, segundo a concessionária, passará das atuais 35 milhões para 75 milhões de toneladas/ano, podendo chegar a 100 milhões de toneladas/ano. Esse volume corresponderia a pouco mais de um quinto do total movimentado por ano pelas ferrovias brasileiras atualmente. 

A entrevista é com o diretor geral da Rumo Malha Central, Pedro Palma, que conta os planos da concessionária no trecho Porto Nacional (TO) a Estrela D’Oeste (SP). Até o primeiro semestre de 2021, a Ferrovia Norte-Sul deverá começar a operar a partir de São Simão (GO), com vagões graneleiros descendo até o Porto de Santos.  

A RF também traz uma reportagem sobre os impactos da pandemia na mobilidade urbana. Voltados para o transporte de massa, sistemas de metrô e trens precisam se adaptar ao novo normal. Encontrar soluções juntamente com o governo e a sociedade está sendo o desafio das operadoras, especialmente as privadas, que dependem da receita da tarifa para manter os serviços. 

Como parte das comemorações dos 80 anos, a RF selecionou alguns depoimentos recebidos por meio da campanha Qual é a sua história com a Revista Ferroviária?. A ideia é que todas as edições desse ano tragam histórias de leitores que já tiveram participação nas páginas da revista. Para enviar um depoimento, basta acessar o site RF (www.revistaferroviaria.com.br). 

O Estudo de Mercado traz o levantamento da frota de equipamentos de manutenção de via das operadoras de carga e de passageiros. Este ano houve uma leve redução no total de máquinas no Brasil, mas as previsões de acréscimo são positivas, já que algumas concessionárias pretendem adquirir em breve novos equipamentos. A seção Suprimentos vem com uma matéria sobre as expectativas positivas das empresas que atuam no segmento de máquinas de via permanente. 

Em Gente, falamos sobre o novo presidente da CCR, Marco Antônio Souza Cauduro, que substituiu Leonardo Couto Vianna. E sobre Marcos Lutz, que assumiu a presidência do Conselho de Administração da Rumo em abril deste ano. Na seção Gente que Faz Diferença, publicamos um pingue-pongue com Vicente Correia, agente especializado em Engenharia da CCR Metrô Bahia, e com Joyce Filgueiras Viana, médica do trabalho/coordenadora de Saúde da MRS. 

Na Nota Técnica, divulgamos o estudo Uso de simulação elétrica de tração – Metodologia traz benefícios para a operação e manutenção, de autoria de dois colaboradores da ViaQuatro: Rogério Guariento Ribeiro Braga, agente especializado de Engenharia, e Willian Miceli Forastieri, analista de Engenharia. 

O Artigo é com o presidente da Ferrovia Tereza Cristina e do Conselho Diretor da ANTF, Benony Schmitz, que fala um pouco sobre os processos de renovação e as perspectivas de investimentos em ferrovias nessa década. Em Estatísticas, os dados de março e abril deste ano mostram os impactos da pandemia nos sistemas de passageiros.  

A Foto do Mês é da locomotiva Vectron Dual Mode, da Siemens, que conquistou seu primeiro cliente recentemente, a Railsystems RP, empresa alemã de leasing de locomotivas e equipamentos ferroviários. O Arquivo Ferroviário é com a pequena locomotiva Mont Serrat, exposta na estação São Lourenço, em Minas Gerais. No Sumário, uma foto do VLT da Baixada Santista, enviada por Lucas M. Rosa, que também assina as imagens da capa.

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