A Matisa, empresa suíça especializada em máquinas de grande porte para manutenção, renovação e construção de ferrovias, incluiu no portfólio um novo modelo de vagão para o transporte de Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), o WTM-M. O modelo traz a função automática de travamento e destravamento do AMV no vagão, e de mudança de posição da plataforma da horizontal (utilizada para carregamento e descarregamento do aparelho) para a inclinada (posição de transporte pela via) e vice-versa. Nos modelos anteriores ao WTM-M, o travamento e destravamento do AMV no vagão são feitos manualmente pelo operador.
Esse ano, a Matisa concluiu a entrega de 21 vagões do modelo automático para a SNCF, operadora de trens na França. O diretor da empresa no Brasil, Bruno Bonella, diz que ainda não há vagões desse tipo operando nas ferrovias brasileiras, que costumam utilizar veículos rodoviários ou vagões plataforma para o transporte de AMVs. ”O grande diferencial desse tipo de vagão é o fato de não precisar desmontar o AMV para fazer o transporte até o local onde será instalado. O WTM leva o novo AMV montado e traz de volta o aparelho antigo, que foi substituído, de forma prática, automatizada e mais segura”, explica Bonella.
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O modelo WTM-M tem capacidade para transportar um AMV de 23 toneladas, com largura de até 6 metros. A plataforma inclinada limita a largura do painel para não comprometer o gabarito de circulação da via. ”Com esse vagão é possível reduzir ao máximo os tempos de interdição da via, aumentar a confiabilidade, os custos de manutenção e a segurança dos operadores presentes no local de renovação dos AMV”, conclui Bonella.
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