As obras do trecho ferroviário entre Cariacica e Anchieta, que serão executadas pela mineradora Vale, devem ter início em 2022. A informação é do governador Renato Casagrande, que disse ter se reunido algumas vezes com o presidente da empresa para tratar do assunto.
A obra faz parte do primeiro trecho da Estrada de Ferro Vitória Rio, a EF 118, e é uma contrapartida à prorrogação da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada pela Vale. Além de realizar as obras do trecho, a empresa será a responsável pelo projeto executivo do ramal ferroviário. Nesta quarta-feira (29), o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a renovação antecipada dos contratos de concessão da EFVM e também da Estrada de Ferro Carajás (EFC), também administrada pela mineradora.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em participação na solenidade de posse da nova presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cristhine Samorini, Casagrande comemorou a decisão do TCU e ressaltou a importância da construção da ferrovia para o desenvolvimento econômico do Estado. O governador ressaltou também que a obra deverá ajudar na retomada das atividades da Samarco, que pretende reiniciar parte de suas atividades até o final deste ano.
É um passo importante para o desenvolvimento do Estado, especialmente do sul do Estado, que precisa de oxigênio para o seu desenvolvimento e que pode viabilizar a antecipação da Samarco de funcionar em um percentual maior. Se você tem capacidade de levar minério, sem ter a preocupação com o mineroduto, com as questões ambientais relacionadas, também isso pode ajudar na operação da Samarco e de outros investimentos, frisou Casagrande, que também comentou sobre o assunto nas redes sociais.
Seja o primeiro a comentar