Locomotiva é transportada de Araraquara para museu da USP em Piracicaba

Locomotiva sendo transportada na madrugada de sexta-feira (7), em Araraquara - Foto: Divulgação

Piracicaba (SP) volta a receber novas instalações de trilhos ferroviários no município depois de mais de 140 anos da instalação de sua primeira estação de trens.

Uma locomotiva modelo 9208, doada pela Rumo Logística, chegará ao Museu de Logística Luiz de Queiroz, da Esalq de Piracicaba (SP). O veículo saiu sexta-feira (7) de Araraquara (SP) e a previsão é que chegue neste fim de semana em Piracicaba.

A locomotiva tem quase 20 metros de comprimento e cinco metros de altura, com peso estimado em 100 toneladas.

Possui portas e truque original, composto pelas rodas, sapatas de freio, rolamentos, molas, eixos, cilindros de freio e barras estabilizadoras, além de uma conservada estrutura. Durante os últimos anos estava estacionada na Estação Ferroviária de Araraquara.

Referência ao passado Piracicaba teve duas linhas que por muitos anos cruzaram o município, transportando cargas e passageiros.

A locomotiva pertenceu inicialmente à Ferronorte e após uma fusão entre concessionárias, passou para o grupo Brasil Ferrovias, que operava nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Posteriormente, o grupo passou a fazer parte companhia América Latina Logística, que foi assumida pela Rumo Logística.

Logística Devido ao seu tamanho, a peça deve entrar no campus da universidade pelo portão localizado na antiga estrada que leva ao aeroporto de Piracicaba, reformado para possibilitar a entrada do empurrador hidroviário que chegou ao museu em abril deste ano.

Segundo a coordenação do Grupo Esalq-Log, a chegada da locomotiva no Museu de Logística conclui a primeira fase de um projeto que apresenta elementos representativos da maior parte das modalidades de transporte de cargas existentes no país.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2020/08/08/locomotiva-e-transportada-de-araraquara-para-museu-de-piracicaba.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*