Potenciais investidores interessados na concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM em São Paulo estão incomodados com o prazo previsto para o início da entrega dos 30 novos trens.
O cronograma de 12 meses após a assinatura do contrato para o começo do processo foi considerado muito curto na comparação com o tempo praticado historicamente na indústria de metrôs e ferrovias, o que pode acabar restringindo a quantidade de competidores.
Dentro do governo, a avaliação é a de que o prazo curto vai evitar problemas jurídicos que poderiam atrasar o andamento nos órgãos de controle.
O projeto de 30 anos de concessão das duas linhas, que em 2019 superaram 1 milhão de passageiros em dia útil, envolve um investimento de aproximadamente R$ 2,6 bilhões em melhorias nas linhas nos primeiros seis anos.
Os recursos aportados pelo novo investidor abrangem a reforma de 35 estações e a construção de outras duas, além da aquisição da nova frota de mais 30 composições.
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