O ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, disse, nesta sexta-feira (18/9), que o governo deve assinar até o mês de novembro o contrato para a construção da Ferrovia de Integração do Centro-oeste (Fico), com o início das obras já em 2021. Ele cumpriu agenda nos municípios de Sinop e Sorriso, em Mato Grosso, integrando a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na região.
Vamos assinar o contrato dela (Fico) em novembro, disse Freita, dirigindo-se ao presidente Jair Bolsonaro. Com a primeira perna da obra já no ano que vem, acrescentou. Segundo o ministro, a primeira etapa da obra vai ligar a região do Vale do Araguaia até a Ferrovia Norte-Sul.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Posteriormente, afirmou Freitas, a intenção é estender a ferrovia até Lucas do Rio Verde, onde ela deve ser integrada à Ferrogrão, fazendo do município mato-grossense um importante entroncamento ferroviário. Em relação à Ferrogrão, o ministro da Infraestrutura disse que a intenção é fazer o leilão de concessão da obra também em 2021.
Vamos perseguir objetivo por objetivo, obra por obra para transformar a infraestrutura e fazer com que a gente deixe de ser eficiente só da porteira para dentro e possa ser eficiente também da porteira para fora, disse ele, destacando que a competição levará a uma redução nos preços de frete e ganho de competitividade.
BR-163
O ministro da Infraestrutura disse ainda que espera terminar a duplicação da rodovia BR-163 até Sinop também em 2021. Segundo ele, o governo federal vai executar a obra de Rondonópolis até Cuiabá e dar uma solução para a Rota do Oeste muito em breve, em referência à empresa que detém a concessão do trecho que vai até Sinop.
Ficamos extremamente felizes de terminar a pavimentação da BR-163 até Miritituba (PA). Sabemos que a 163 tem que ser duplicada até Sinop e será duplicada. Não é só a 163, é a 242, é a 158, 174, é a 364 e a gente vai ver isso acontecendo, mencionando outras rodovias federais que servem à região
Seja o primeiro a comentar