O Metrô de São Paulo completa 46 anos de operação comercial nesta segunda-feira (14) com mais de 30,5 bilhões de usuários transportados até 31 de agosto deste ano. Neste período, os trens do primeiro Metrô a ser construído no país percorreram mais de 541 milhões de quilômetros.
Em 14 de setembro de 1974, o Metrô passou a operar o seu primeiro trecho, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, da Linha 1-Azul, na Zona Sul de São Paulo, com 7 km de extensão.
Apesar de ser o meio de transporte favorito dos paulistanos, a lotação e falhas nas linhas dificultam o deslocamento dos usuários. A última falha ocorreu na sexta-feira passada (11) na Linha 1-Azul e durou 3 horas, interrompendo a circulação de trens e provocando lentidão nas linhas Verde e Vermelha.
O plano de expansão das linhas é outro problema, já que estações são entregues com anos de atraso. São apenas 90 estações distribuídas em seis linhas em uma malha de 101 km de extensão.
A estação Sé, no centro da capital e que interliga as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, é a mais movimentada, com uma média de 586 mil passageiros por dia.
Linhas O Metrô de São Paulo possui atualmente 90 estações em 101 km de extensão e seis linhas (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata). A Linha 4-Amarela é operada pela ViaQuatro e a Linha 5-Lilás é administrada pela concessionária Via Mobilidade.
A operação comercial do Metrô ocorre diariamente, das 4h40 até a meia-noite, para as transferências de uma linha para outra. Em média, são transportados 4 milhões de usuários por dia. Durante a pandemia de coronavírus, a média diária de passageiros é de 1,7 milhão.
Atrasos Prometida para ser entregue em 2020, as obras da Linha 6-Laranja do Metrô, que vai ligar a Brasilândia, na Zona Norte da capital paulista, até a estação São Joaquim, no Centro, estão paralisadas e devem ser retomadas até o fim deste ano. As obras da linha estão paradas desde 2016, quando o consórcio alegou insuficiência de recursos.
A Linha 15-Prata começou a ser construída em 2009 e o projeto inicial previa ligar a Vila Prudente até a estação Cidade Tiradentes. Ela deveria ter ficado pronta em 2012, mas as primeiras estações foram entregues somente em 2014. Na época, o governo do estado disse que pretendia fazer o monotrilho por ser mais econômico do que o Metrô.
No entanto, em 2016, o Metrô voltou atrás e disse que o projeto seria encolhido em 13 km e iria perder oito estações, terminando na estação São Mateus, com o mesmo orçamento anterior. Depois, foi anunciada como final da linha a estação Jardim Colonial, que era chamada de estação Iguatemi, que deve ficar pronta somente em 2021.
Sete anos após a promessa original de conclusão de extensão da Linha 2-Verde do Metrô, o governo de São Paulo anunciou em janeiro deste ano a retomada das obras. Prometida para ser entregue em 2013, o projeto inicial da expansão da linha seguia até Guarulhos, na Grande São Paulo. Mas, agora, só vai até a estação Penha, na Zona Leste da capital.
A extensão será de 8,3 km e a previsão é de que 873 mil passageiros usem o trajeto da linha. A nova previsão é de entrega entre 2025 e 2026, segundo o governo estadual.
Histórico A Companhia do Metrô foi fundada em 24 de abril de 1968 durante assembleia realizada no gabinete do então prefeito Faria Lima, no Parque Ibirapuera.
As obras tiveram início em um terreno entre a Rua Pereira Stéfano com a Avenida Jabaquara, a atual Linha 1-Azul, que liga o Jabaquara ao Tucuruvi.
A primeira viagem da unidade protótipo do Metrô ocorreu no trecho entre as estações Jabaquara e Saúde em 6 de setembro de 1972.
Em 17 de fevereiro de 1978 foi inaugurada a estação Sé, a maior do sistema metroviário. Essa estação interliga as linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
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