A SuperVia registrou, até esta segunda-feira (14), uma perda de mais de 47 milhões de passageiros, um prejuízo de mais de R$ 204 milhões, após seis meses de pandemia. Além disso, metade das lojas e quiosques das estações fechou e a inadimplência chegou a 80%.
Por meio de nota, a concessionária informou que assumiu custos extras com a contratação de equipes para reforçar a limpeza dos trens e estações para prevenção à Covid-19. Para cortar gastos, houve a redução em 25% dos salários dos funcionários.
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A concessionária informou ainda que, atualmente, transporta cerca de 300 mil passageiros por dia, metade do que era registrado antes da pandemia. Apesar disso, usuários do transporte reclamam diariamente de trens superlotados.
Funcionária de uma loja de doces, Daiana Silva, moradora de Mesquita, na Baixada Fluminense, viajou em pé no ramal Japeri, na manhã desta terça. Lotado. Não tem um dia que o trem fica vazio. Em Japeri não muda nada. Tudo lotado, disse.
O MetrôRio também divulgou o balanço da operação durante a pandemia. Segundo a empresa, o prejuízo de receita foi de R$ 409 milhões e o operacional de R$ 238 milhões.
Ao todo, 98 milhões de passageiros deixaram de ser transportados, cerca de 60% dos clientes, o que representa aproximadamente menos 370 mil pessoas utilizando o transporte por dia.
A concessionária informou ainda que além dos gastos fixos para manter toda a sua estrutura funcionando, a empresa fez investimentos de sanitização e higienização específicas contra o novo coronavírus.
O MetrôRio, a Supervia e todo o setor de transporte público aguardam a aprovação no Senado Federal do Projeto de Lei que prevê o auxílio financeiro para minimizar os efeitos da pandemia.
Fonte: https://www.tupi.fm/modal/metro-e-supervia-tem-prejuizo-em-mais-de-r-850-milhoes-durante-a-pandemia/
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