Os desafios regulatórios do setor ferroviário no Brasil

FÁBIO COELHO BARBOSA
Engenheiro Mecânico (UnB) e Mestre em Transportes (UnB). Foi responsável pela área de regulação ferroviária na ANTT e diretor de Planejamento da EPL. Servidor público e pesquisador nas áreas de Planejamento e Tecnologias de Transportes

O transporte ferroviário, serviço baseado no uso de infraestruturas intensivas em capital e geralmente com características de “essential facilities”, requer um aparato regulatório, cuja intensidade pode variar, em função do modelo de exploração adotado. Focando-se estritamente no modelo de exploração vertical de sistemas ferroviários de transporte de cargas (modelo em que a atividade de exploração da infraestrutura e serviço de transporte se concentra sob a responsabilidade de um único agente) – adotado no Brasil e em países como Estados Unidos, Canadá e México, dentre outros, constata-se que a atividade de regulação (econômica e técnica) apresenta grandes desafios.

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*