Este artigo descreve os recursos e a funcionalidade do radar de penetração no solo (GPR) para velocidades mais altas. O GPR é uma tecnologia embarcada em veículo ferroviário para uma inspeção contínua das condições geotécnicas de vias férreas. Os princípios básicos da tecnologia GPR são explicados com referência particular as todas tarefas específicas ferroviárias relevantes, isto é, a identificação, qualificação e quantificação de incrustação do lastro usando um índice de incrustação, a determinação da qualidade da drenagem da via e sua quantificação através de um índice de dernagem e do cálculo do módulo da via (MV).
Ênfase especial no contexto das investigações GPR é colocada no mapeamento de seções pontuais com manchas de incrustação de argila / lama no interior do leito de lastro ou no sublastro e, respectivamente, no interior da camada intermediária, plataforma ou subsolo. No passado, esses pontos falhos causavam descarrilamento; eles poderiam representar um risco para o tráfego ferroviário [11, 13, 14, 15, 16]. Além disso, sua detecção tardia implica em custos de manutenção extremamente altos.
Autores: Dipl.-Geophys. Giuseppe Staccone, Prof. Dr.-Ing. Ullrich Martin, Dipl.-Ing. Sebastian Rapp, David Camacho M.Sc., Moritz Scheffbuch
1. INTRODUÇÃO
Muitos países alocam substanciais montantes para modernização e melhoria de suas redes ferroviárias, a fim de atender às demandas do crescimento da densidade cada vez maior do tráfego ferroviário com maiores cargas por eixo a velocidades cada vez mais elevadas. No entanto, isso só pode ser alcançado se todas as informações relevantes e condições geotécnicas das respectivas vias possam ser confiavelmente avaliadas. Nesta base, apenas os investimentos necessários em manutenção de vias, modernização e suporte podem ser definidos na dimensão apropriada e podem ser aplicados corretamente. Isto é particularmente verdade quando os orçamentos são escassos.
Seja o primeiro a comentar