Revista OE – A Acciona informa que fechou a participação de 12,3% da Concessionária Linha Universidade (CLU) com a Stoa, um fundo de investimento especializado em projetos de infraestrutura em economias emergentes e em desenvolvimento. A CLU é a Concessionária do Projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo.
Stoa é o primeiro investidor financeiro da Acciona a se incorporar ao maior projeto de infraestrutura no modelo de PPP – Parceria Público Privada – em construção na América Latina. A Linha 6 conta com investimento comprometido de R$ 15 bilhões. Com a entrada no capital da CLU, a Stoa compromete um investimento de R$ 317 milhões durante todo o período de construção.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Acciona, de origem espanhola, é a encarregada pela execução e implantação do projeto – paralisado em sua fase inicial desde 2016 – por um período de cinco anos. Uma vez finalizado, o empreendimento será operado e mantido pela CLU durante um período adicional de 19 anos.
Quando finalizada, a Linha 6-Laranja atenderá mais de 600.000 passageiros por dia. Contará com 15 estações ao longo de mais de 15 quilômetros de extensão. Conectará o centro da capital com o extremo noroeste da cidade e atravessará diversos bairros onde se localizam algumas universidades de São Paulo.
A Stoa é um grupo de investimento francês de primeira linha no setor de infraestrutura com experiência prévia no Brasil – CLU é o segundo investimento no país – e conta ainda com presença no sul da África, Camarões, Gabão, Malawi, Paquistão e Índia, com 300 milhões de euros investidos em menos de três anos.
Segundo o comunicado, a Acciona, juntamente com a Stoa, está trabalhando na estruturação de um financiamento de longo prazo sob padrões internacionais, capaz de atrair investidores e financiadores globais ao projeto.
Fonte: https://revistaoe.com.br/stoa-adquiri-participacao-no-projeto-da-linha-6-de-metro-de-sp/
Seja o primeiro a comentar