Estante ferroviária
São muito pouco discutidas as origens e as consequências do movimento antitruste ocorrido nos Estados Unidos no final do Século XIX, que serviu de base para a criação dessas regulações econômicas impostas nas ferrovias ao redor do mundo. Por isso, o livro Ferrovias, mercado e políticas públicas: as shortlines como solução para o transporte ferroviário no Brasil busca estudar de forma aprofundada as origens do antitruste nos Estados Unidos como um movimento político, seus reflexos nos mercados ferroviários brasileiro e norte-americano, e as perspectivas dos mesmos após a onda de desregulamentações ocorrida no final do século XX.
Ao longo da obra, é demonstrada a hipótese de pesquisa de que as leis antitruste e suas derivadas mais restringiram do que incrementaram o desempenho da indústria ferroviária, sob o pretexto de corrigir as supostas “falhas de mercado” apontadas pela literatura econômica convencional.
Esse é um pequeno resumo do meu livro, lançado em outubro de 2020. Creio ser interessante para o público da Revista Ferroviária, visto que o tema da retomada dos investimentos em ramais secundários nos moldes das shortlines norte-americanas é um assunto em voga nos últimos tempos.
João Rodrigues joaorod95@gmail.com
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