Gazeta do Povo – Após pressão de diferentes setores das operações portuárias, a Santos Port Authority (SPA) prorrogou o prazo de entregas para a consulta pública sobre o novo modelo de exploração da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), sistema de trilhos que integram a infraestrutura portuária. A consulta vai até dia 27 de fevereiro.
Com oferta para 50 milhões de toneladas, a ferrovia interna do Porto movimenta hoje aproximadamente 45 milhões de toneladas. O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto prevê aumento de 91% na movimentação ferroviária até 2040, para 86 milhões de toneladas por ano.
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Para dar conta dessa demanda, a estimativa é de que sejam necessários aproximadamente R$ 2 bilhões no próximos cinco anos em obras de expansão como novos ramais, uma pera ferroviária (pátio em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembrar o trem) na margem direita (Santos), um novo retropátio ferroviário na margem esquerda (Guarujá), além da eliminação dos cruzamentos em nível e construção de passarelas de pedestres no Porto Organizado. O atual contrato vence em 2025.
Os pedidos foram também no sentido de que o trecho seja ampliado e inclua parte da malha ferroviária federal, na chamada ferradura de Santos, atualmente administrada pela MRS. Outra demanda foi que, a cada dois, possam entrar novos operadores na cooperativa.
De acordo com a diretora de Gestão e Contratos da Secretaria Nacional de Portos, Flávia Takafashi, o Ministério da Infraestrutura está analisando os modelos e vendo a geração de valor, “pois a decisão a ser tomada será a que for mais favorável ao Porto de Santos”.
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