O Globo – Projetos de Mobilidade Urbana no Rio de Janeiro: Efeitos Socioeconômicos é o tema do debate ao vivo na próxima terça (23), às 10h, promovido pela PUC-Rio e BNDES, e transmitido ao vivo pelo canal do BNDES no YouTube (youtube.com/bndes).
Participam a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio e o secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, além de representantes do Ministério da Economia, Agência Francesa de Desenvolvimento e Frente Nacional de Prefeitos. Em pauta, os resultados da avaliação do impacto de projetos de mobilidade urbana no Rio e as recomendações para projetos futuros na cidade, de modo a garantir mais qualidade de vida e melhores serviços para a população.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As pesquisas foram desenvolvidas na PUC-Rio, sob a coordenação de Maína, então professora de Economia da instituição, e tiveram financiamento do BNDES. O estudo é uma extensão da tese de doutorado da atual secretária, vencedora do Prêmio Capes 2020 em Economia no país.
O estudo considerou grandes obras realizadas na cidade, como a modernização da Supervia, as linhas 1 e 4 do Metrô, os corredores expressos do BRT Transcarioca, Transoeste Lote Zero e Transolímpica e o VLT, além da ampliação do Elevado do Joá e da inauguração do Túnel Marcelo Alencar.
Seja o primeiro a comentar