A Ferrovia Centro-Atlântica movimentou 25 milhões de toneladas de grãos (soja, milho e farelo de soja), açúcar e fertilizantes em 2020, o que representou alta de 27% em relação ao que foi transportado em 2019, segundo informou a VLI. A concessionária ressaltou que o número segue uma tendência dos últimos cinco anos, período em que o acréscimo da movimentação deste tipo de carga pelos trilhos da FCA foi de 189%. De 2016 a 2020, foram transportados 119 milhões de toneladas de soja, milho, açúcar, farelo e fertilizantes na ferrovia.
Em 2020, os grãos responderam por 11,6 milhões de toneladas, os fertilizantes e insumos somaram 8,1 milhões de toneladas e o açúcar superou as 5,3 milhões de toneladas. Esses produtos são escoados por meio da conexão da FCA com quatro terminais multimodais localizados em Minas Gerais e São Paulo, que recebem as cargas por caminhão e as transferem para vagões.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em Guará, por exemplo, no interior de São Paulo, a VLI conta com um terminal exclusivo para movimentar açúcar. A unidade, inaugurada em 2015, recebe a commodity pela rodovia e envia o produto para o Tiplam, no Porto de Santos. O terminal de Guará foi ampliado em 2020 e tem capacidade de 4,5 milhões de toneladas por ano.
No ano passado, a FCA movimentou 39,55 milhões de toneladas, considerando todos os segmentos, ante 36,04 milhões em 2019 – crescimento de 9,7%. No comparativo entre 2016 e 2020, o fluxo de cargas cresceu 28,8%. A receita líquida destas operações saltou de R$ 2,42 bilhões em 2019 para R$ 2,69 bilhões em 2020, o que representa uma alta de 11%.
Raio-X dos terminais integrados à FCA
Terminal de Araguari
Principais produtos: soja, farelo milho e fertilizantes
Origens: recebe grãos de MG, MT e GO. Fertilizantes chegam via ferrovia do porto de Tubarão (Vitória – ES)
Destinos: grãos, Porto de Tubarão, em Vitória; fertilizantes, Triângulo Mineiro
Terminal de Uberaba
Principais produtos: soja, milho, farelo e açúcar
Origens: recebe cargas de MG, SP, MT e GO
Destino: Tiplam e demais terminais portuários no litoral santista
Terminal de Pirapora
Principais produtos: soja
Origens: recebe cargas de Minas Gerais, Bahia e Goiás
Destino: Porto de Tubarão, em Vitória
Terminal de Guará
Produto: açúcar
Origens: recebe cargas do interior de São Paulo
Destino: Tiplam e demais terminais portuários no litoral santista
1 Trackback / Pingback