Bahia.Ba – A viabilização da Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol) vai potencializar uma sére de projetos em andamento na Bahia, a exemplo do Porto Sul. A avaliação é do secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti. O gestor informa que a obra do terminal de Ilhéus está em execução e “a previsão é de que a parte marítima seja iniciada em julho”.
A conclusão e operação do primeiro trecho da Fiol, entre Ilhéus e Caetité, será leiloada na próxima quinta-feira (8), na bolsa de valores B3. A expectativa positiva de Marcus Cavalcanti casa com a estimativa do secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-governador, João Leão, que na semana passada disse ao bahia.ba que a geração de novos negócios, sobretudo na área mineral, vai ampliar a receita do Estado e das prefeituras de cidades cortadas pela ferrovia em 20%.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A concessão a ser leiloada tem 537 quilômetros e mais de 70% da execução realizada. Com duração de 35 anos, vai exigir R$ 3,3 bilhões em investimentos, sendo R$ 1,6 bilhão para a finalização das obras.
“A Fiol possui papel estratégico no desenvolvimento econômico da Bahia e será um importante vetor para o escoamento da produção de grãos e minério pelo Porto Sul, cujas obras estão a pleno vapor”, ressaltou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
Fonte: https://bahia.ba/economia/viabilizacao-da-fiol-deve-acelerar-projetos-na-bahia-incluindo-porto-sul/
Seja o primeiro a comentar