Arco Norte
Chama atenção o movimento de barcaças desde Miritituba até Vila do Conde. Muitas variáveis difíceis de monitorar. Outra questão que chama a atenção é que de Sorriso (MT) a Miritituba são aproximadamente 1.100 km de distância e temos mais 1.200 km em barcaças até Vila do Conde.
Quando dizem “reduzindo o frete ferroviário em mais de 1.000 km de distância”, se observa logo o desafio de transportar por mais de 1.200 km a safra por barcaças em curvas de níveis estreitos, lugares que necessitarão possivelmente de dragados extensos, a questão da segurança da carga é também outra variável importante. De Sorriso a Vila do Conde, ou de Sorriso ao Porto de Santos temos aproximadamente 2.000 km para ambos os trajetos.
As perguntas que ficam: estes 1.200 km de distância em barcaças desde Miritituba até Vila do Conde, comparados
com a distância entre a carga saindo do Porto de Santos para seus destinos finais compensa o investimento? Os
preços realmente vão diminuir?
Jean
jeanqindustrial@gmail.com
É uma conta fácil de fazer: quanto mais próximo a origem do destino, menor o custo. Europa e Ásia estão
mais próximas do Norte do Brasil. Se melhorar a logística entre a origem e o destino, algo que rodovia pavimentada
e principalmente, FERROVIA, reduzem tempo e custo, essa conta positiva fica ainda mais relevante. É um caminho
sem volta: Ferrovia e Arco Norte. Quem for perder carga vai reclamar mesmo, mas o melhor caminho para o
país deve ser respeitado e os demais se adequarem a uma nova realidade.
Anselmo da Silva Marinho
asmarinh@terra.com.br
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