Cartas

Arco Norte

Imagem área do Porto de Miritituba (PA)
Imagem área do Porto de Miritituba (PA)

Chama atenção o movimento de barcaças desde Miritituba até Vila do Conde. Muitas variáveis difíceis de monitorar. Outra questão que chama a atenção é que de Sorriso (MT) a Miritituba são aproximadamente 1.100 km de distância e temos mais 1.200 km em barcaças até Vila do Conde.

Quando dizem “reduzindo o frete ferroviário em mais de 1.000 km de distância”, se observa logo o desafio de transportar por mais de 1.200 km a safra por barcaças em curvas de níveis estreitos, lugares que necessitarão possivelmente de dragados extensos, a questão da segurança da carga é também outra variável importante. De Sorriso a Vila do Conde, ou de Sorriso ao Porto de Santos temos aproximadamente 2.000 km para ambos os trajetos.

As perguntas que ficam: estes 1.200 km de distância em barcaças desde Miritituba até Vila do Conde, comparados
com a distância entre a carga saindo do Porto de Santos para seus destinos finais compensa o investimento? Os
preços realmente vão diminuir?

Jean
jeanqindustrial@gmail.com

É uma conta fácil de fazer: quanto mais próximo a origem do destino, menor o custo. Europa e Ásia estão
mais próximas do Norte do Brasil. Se melhorar a logística entre a origem e o destino, algo que rodovia pavimentada
e principalmente, FERROVIA, reduzem tempo e custo, essa conta positiva fica ainda mais relevante. É um caminho
sem volta: Ferrovia e Arco Norte. Quem for perder carga vai reclamar mesmo, mas o melhor caminho para o
país deve ser respeitado e os demais se adequarem a uma nova realidade.

Anselmo da Silva Marinho
asmarinh@terra.com.br

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

Revista Ferroviária Digital

MELHOR OFERTA

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

RF IMPRESSA + DIGITAL

R$15,17
/mês
  • Valor total R$ 182 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • 6 edições da RF impressa
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*