Folha do Mate (RS) – Lideranças políticas e empresariais do Rio Grande do Sul se reuniram durante uma videoconferência na terça-feira, 15, para discutir o plano de investimentos do governo federal na expansão da malha ferroviária.
No encontro, o diretor de Transporte Rodoviário do Ministério da Infraestrutura, Ismael Trinks, admitiu que a construção do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul não é prioridade para o governo federal. Segundo Trinks, os investimentos no curto prazo estão concentrados na prorrogação antecipada da Malha Sul, com a recuperação de trechos que hoje estão abandonados.
O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS) e o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) ressaltou que a opção do Ministério da Infraestrutura pela recuperação de ramais já existentes não vai diminuir a mobilização e a vontade dos gaúchos em ter uma ligação ferroviária até o Porto de Rio Grande.
“Levamos anos discutindo o traçado. Isso é uma questão política. Não podemos deixar esse projeto abandonado. Temos 79 novas indústrias se instalando no Estado e outros tantos projetos para os próximos anos”, reforçou secretário de Desenvolvimento Econômico doestado, Edson Brum Brum.
Já o senador Heinze afirmou que está trabalhando para pautar no Senado o projeto que pretende destravar R$ 25 bilhões em investimentos na malha ferroviária nacional.
Prorrogação antecipada
A chamada prorrogação antecipada da Malha Sul prevê um contrato aditivo de mais 30 anos do contrato de concessão atual, estabelecendo a obrigatoriedade de investimentos em segurança e aumento da capacidade de cargas. Sem essa antecipação, o programa de investimentos somente começaria a valer a partir de 2027 na hipótese de uma nova concessão. A gerente de planejamento da Rumo, Giane Custódio, disse que esse trabalho está fase de elaboração do caderno de demandas, onde é feito o estudo do volume de cargas na malha sul.
Fonte: https://folhadomate.com/noticias/geral/ferrovia-norte-sul-nao-e-prioridade-no-rio-grande-do-sul/
Boa noite a todos, É um fato que temos ramais e ramais largados desde o final da Ferrovia Sul Altantico, depois veio a fanigerada ALL que enterrou muitos trechos ferroviários,que hoje é tratado como Malha Ferroviária Sul,a junçao das antigas Superintendencias da extinta RFFSA SR-05 e SR-06.No no tocante a tal privatização feita de maneira totalmente errada pelo Governo FHC ” assessoria do BNDES da epoca optaram pelo modelo errado onde possibilitou o literal abandono da malha ferroviaria na região citada, pior que receberam todos os trechos limpos e em condições de trafego,porém todos sabemos o que ocorreu com a malha.Agora vem o papo de renovação etc,etc, mimi aqui, mimi ai… Tudo será prometido mas a minha pergunta é básica “Nem as clausulas contratuais assinadas(Tipo conservação, limpeza e zêlo da faixa de dominio) em dezembro/1996 não foram cumpridas tanto pela FSA-ALL e agora Rumo Logistica. Espero que esse Governo Federal saiba realmente negociar e “exigir grantias efetivas de execução do “eventual futuro contrato de renovação Malha Sul”.Atenção General Mourão és conhecedor do abandono da Malha Sul principalemnte em seu Estado do Coração Rio Grande Sul.Em registro sempre cito a profecia do General Charles D’Gaule falou (Lé Brésil c’est ne pas pays sérieux)proferida qndo de um Contencioso entre Brasil e França (Veja Guerra das Lagostas 1961-1963) qndo de uma reunião com Embaixador do Brasil a epoca em Paris no Palais L’Élysée proferiu a citada frase. Espero que o Governo Federal Atual, seja honesto com o País pois o que vemos hoje em minha opinião em tese muito situação tipo categoria de Lesa a Pátria, pois o Patrimônio todo praticamente jogado no jogado no lixo. Fica o meu registro e direito a opinião como cidadão. Cordialmente. Paulo R.Stradiotto.
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A politicagem como sempre impedindo o Brasil de crescer. Não interessa pois o governo do Rio Grande do Sul é contra o governo federal, só isso.