SBA – Um movimento lançado em Lucas do Rio Verde (MT) pretende convencer o governo federal a lançar editais de construção de ramais ferroviários com ligação a quatro regiões do país, com a formação de um entroncamento único no país. O movimento une setores da economia da cidade e órgãos públicos.
O assunto será debatido em uma audiência pública nesta sexta-feira (25), n o plenário da Câmara de Lucas do Rio Verde. Pelo projeto, três ferrovias terão um “encontro” em Lucas do Rio Verde.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A primeira é a extensão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte), que atualmente liga o Porto de Santos a Rondonópolis. O novo trecho deve seguir até Cuiabá e Lucas do Rio Verde. A segunda, a Ferrogrão, sairá de Lucas do Rio Verde, passando por Sorriso, Sinop até o Porto de Meritituba (PA), no Rio Tapajós. Já a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) ligará Água Boa, passando por Lucas do Rio Verde, ao município de Mara Rosa (GO), onde está a Norte-Sul.
Além da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o movimento tem apoio da Câmara, Rotary Club, Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial (Acilve), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Ordem dos Advogados do Brasil.
Seja o primeiro a comentar